Inscrições abertas para Seminário que vai discutir importância da preservação da cultura alimentar





Os hábitos alimentares se formam dentro de um contexto cultural e social, gerando impacto na história de cada nação e, consequentemente, na cidadania. Essa visão global, a partir da significação dos alimentos será tema do Seminário Cozinha Regional Pernambucana & Educação Alimentar, no dia 6 de novembro, das 8h às 17h, no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), com acesso gratuito, mas vagas limitadas.

A coordenação do evento é do pesquisador Raul Lody, especialista em antropologia da alimentação. “Este é um tema absolutamente atual, considerando os cenários da globalização que mostram haver uma tendência para uniformizar os modelos de hábitos alimentares”, explica. “Por isso muitos acervos gastronômicos de povos e de comunidades necessitam de ações educativas no âmbito da comida como uma forma de proteção dos processos culinários”, completa Lody.

Ele ressalta que o Seminário será uma imperdível oportunidade para discussões e reflexões sobre diversidade, direito à diferença, à alteridade, à identidade alimentar; à soberania alimentar e nutricional nos cenários das cozinhas de Pernambuco.

Temáticas – O evento será organizado em mesas-redondas, com especialistas em áreas específicas:  alimentação, gastronomia, educação, nutrição e antropologia.

Cada segmento irá discutir um tema, como a valorização dos ingredientes regionais de Pernambuco, o reconhecimento da agricultura familiar e da biodiversidade na construção da educação alimentar; pertencimento, cultura alimentar regional e gastronomia pernambucana; os aspectos nutricionais dos alimentos de terroir; e educação e soberania alimentar no ensino formal.

ParticiparRealizado pela Aurora 21, com incentivo do Funcultura, o Seminário é voltado a profissionais e estudantes de gastronomia e cozinha, mas também direcionado a diversas outras áreas como nutrição, história, comunicação, antropologia e mesmo interessados em direitos sociais e pesquisa na área alimentar. 

Para participar é preciso enviar e-mail com nome completo e número do documento de identidade para aurora21.projetos@gmail.com

Confira a programação:

Credenciamento – 8hs às 9h
Abertura – 9h às 9h15

Coordenação das mesas – Antropólogo Raul Lody

Mesa 1 – 9h15 às 10h15h
Valorização da Agricultura Familiar e da Biodiversidade na Construção da Educação Alimentar
Participações: Juliana Dias, Jornalista especializada em Gastronomia, Doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ)
Severino Ramos, Mestre em Educação (UFPE), Coordenador do Armazém do Campo (MST/PE, com atuação no Instituto Agroecológico Latino Americano/Paulo Freire (Venezuela)    

Mesa 2 – 10h30 às 11h30
Valorização dos Ingredientes Regionais de Pernambuco
Participações: Rivandro França – Etnochefe, Pesquisador de Ingredientes, comanda o Restaurante Cozinhando Escondidinho, no Recife
Juciany Medeiros, Nutricionista (UFPB) e Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UFPE)

Mesa 3 – 14hsàs 15:00h
Os Aspectos Nutricionais dos Alimentos de terroir.
Participações: Sandra Marinho, Nutricionista (UFPE). Certificação de Suficiência, Investigadora na Área de Antropologia Social (Universidade de Salamanca)
Adilson Santana – Cozinheiro e Consultor em Gastronomia, Praticante da Ecogastronomia em Plantas Alimentícias Convencionais

Mesa 4 – 15h15 às 16h15
Pertencimento, Cultura Alimentar Regional e Gastronomia Pernambucana
Participações: Neide Shinohara, Farmacêutica-Bioquímica (UFRPE), Pesquisadora de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Cultura Alimentar
Isabella Jarocki – Jornalista e Turismóloga, Pesquisadora de Gastronomia e Hospitalidade
Encerramento – 16h30
Entrega de certificados 17h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife