Abertas as inscrições gratuitas para oficinas audiovisuais do Recifest

Recifest / Foto Divulgação

Nesta terça-feira (29) começam as inscrições para as oficinas audiovisuais que serão promovidas pelo VII Recife – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero, um dos maiores e mais importantes festivais de cinema com a temática LGBT do Brasil. O processo de inscrição segue até o dia 9 de novembro, mas pode ser encerrado antes de acordo com o preenchimento total das vagas. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas e direcionadas a pessoas com mais de 16 anos, não sendo necessária experiência prévia com o audiovisual.

Na programação de oficinas, coordenadas por Mauro Lira e Manu Dias, nomes como Alice Gouveia, coordenadora de extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, e Marlom Meirelles, cineasta responsável pelo projeto itinerante Documentando. André Antônio, Carla Francine e Milena Evangelista são outros especialistas que participam dos cursos como professores. Todos na qualidade de voluntários! Esta edição do Recifest também reforça as tradicionais parcerias com a ONG Gestos e o Espaço Pasárgada.

Ao todo, são quatro oficinas disponíveis. “Realizando em 1 minuto”, que fala sobre técnicas, teorias e prática para a produção de vídeos de um minuto; “Elaboração de Projetos Audiovisuais”, que busca capacitar alunos para transformar ideias em projetos competitivos, capacitando-os para atuarem como empreendedores na área; “Imagens Queer”, que aborda a teoria queer, surgida no contexto norte-americano dentro dos processos e obras da América Latina; e “Documentando”, que estimula o olhar do aluno para a realização de obras documentais.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário simples pela internet.

Mais informações, acesse: www.facebook.com/Recifest/ e @recifestoficial

Saiba mais sobre as oficinas
  
1.    Oficina REALIZANDO EM 1 MINUTO
Com ALICE GOUVEIA
Dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019  - Das 8h30 às 12h30
Local: Gestos - Comunicação, Soropositividade e Gênero
R. dos Médicis, 68 - Boa Vista, Recife - PE, 50070-29

Ementa: A oficina, com 12h/aula, pretende estimular a produção audiovisual difundindo técnicas, teorias e prática para a produção de vídeos de um minuto, com a orientação da professora universitária, oficineira e diretora de audiovisual Alice Gouveia.

Objetivos da oficina:
• Introduzir os princípios da linguagem audiovisual.
• Demonstrar técnicas básicas de realização audiovisual.
• Exercitar a capacidade de síntese na produção de vídeo.
• Estimular a criatividade, elevando o potencial individual e coletivo.
• Produzir de três a cinco curtas de um minuto com os alunos.

Alice Gouveia é doutora em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica, tendo concluído o curso na New York Film Academy, em Nova York, em 1998. Integra a equipe de professores do curso de Cinema da UFPE, onde ensina direção e montagem. É autora do livro Direções, relatos do cinema pernambucano contemporâneo, onde descreve o processo de construção e a gênese de filmes produzidos no estado de Pernambuco. É diretora de vários curtas, dentre eles "Abelardo da Hora, autoretrato", "Cinco e Meia" e "Nina" e da série documental "Vamos Comer Pernambuco". Idealizadora e produtora do projeto “Olhares sobre Lilith”, que foi o primeiro com foco na direção de filmes por mulheres em Pernambuco, em 2010, que resultou em 29 curtas-metragens com direção de 26 mulheres.

Público alvo: Pessoas, em geral, a partir de 16 anos.  Vagas: 20 pessoas

Link para inscrições:  https://forms.gle/RhNDZ4PLHkZUSaPV8


2.    Oficina Elaboração de Projetos Audiovisuais
Com Carla Francine e Milena Evangelista
Dias 18, 19 e 20 de novembro de 2019 - Das 13h às 17h
Local: Espaço Pasárgada 
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Ementa: A oficina busca capacitar os alunos para que possam transformar ideias em projetos competitivos nos mecanismos de incentivo nacionais, estaduais e municipais, como leis de incentivo, concursos e editais onde possam exercitar os conhecimentos. A proposta é capacitá-los para atuarem como empreendedores na área. Com 12h/aula, será ministrada pelas jornalistas, produtoras e ex-gestoras do audiovisual em Pernambuco, Carla Francine e Milena Evangelista.
  
Ministrante: Carla Francine é jornalista, especializada em Gestão e Produção Cultural pela Fafire. Atua no audiovisual há 30 anos. Participou como produtora, roteirista, assistente de direção e diretora, das equipes de mais de 100 obras, dentre filmes e séries de documentários e ficção de médias, longas e curtas metragens. De 2007 a 2014 foi coordenadora de audiovisual de Pernambuco. Em 2015 voltou a atuar no mercado de produção independente de cinema e televisão, abrindo a Casa de Cinema de Olinda. Nos anos de 2017 e 2018 representou a sociedade civil no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA/ANCINE. É conselheira das entidades nacionais CONNE - Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste e da API - Associação de Produtoras Independentes Brasileiras.

Ministrante: Milena Evangelista é jornalista e especialista em Estudos Cinematográficos pela Unicap. Desde 2017 integra o quadro de pareceristas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). De 2007 a 2014, foi Assessora de Cinema da Secult/PE e, entre 2015 e 2019, assumiu a Coordenação de Audiovisual do Estado, trabalhando na promoção e implementação das políticas públicas voltadas para o segmento. A partir de março de 2019 tornou-se Assessora de Planejamento e Gestão da TVPE, sendo responsável pelo acompanhamento do Edital Virada Digital/Prodav 02 e pelo gerenciamento e prospecção de conteúdos especiais.

Público alvo: Pessoas, interessadas em produção audiovisual, a partir de 16 anos. Vagas: 25 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/D4ZCLHy4ob2NTEUy9



3.    Oficina Imagens Queer
COM André Antônio
Dias 21 e 22 de novembro de 2019 - Das 14h às 17h
Local: Espaço Pasárgada
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Ementa:  Faz sentido usar a teoria queer, surgida no contexto norte-americano, para falar de processos e obras da América Latina? Quais as relações entre estéticas centradas na identidade de gênero e aquelas que investem num caminho não-identitário? Quais os elementos que permitem debatermos uma estética queer? Ministrada pelo curador, diretor e professor de cinema André Antônio, com 6h/aula.

Ministrante: André Antônio é professor do curso de Fotografia da Unicap e realizador de filmes junto ao coletivo Surto & Deslumbramento que, desde 2012, vem produzindo filmes em diálogo com as formas e temas de uma estética queer. Em 2015, estreou seu primeiro longa-metragem, "A Seita", exibido em importantes festivais nacionais e estrangeiros, como o Festival do Rio e o Queer Lisboa. Atualmente, escreve o roteiro do seu próximo longa, "Salomé".

Público alvo: Pessoas interessadas na produção audiovisual, a partir de 16 anos. Vagas: 20 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/zfyEqvN4NfwQRNKv6

4.    Oficina Documentando
Com Marlom Meirelles
Dias 18 a 22 de novembro de 2019 - Das 14h às 18h
Local: Espaço Pasárgada
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Objetivo: Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. A oficina desperta a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagens, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas os alunos realizam um documentário digital.

Com 20h/aula é ministrada por Marlom Meirelles - é diretor da Eixo Audiovisual, realizador e professor em projetos de iniciação em cinema.
  
Público alvo: Pessoas, em geral, interessadas no universo da produção audiovisual, a partir de 16 anos.
Vagas: 20 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/GjLfCXumm6LYrQ3n7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife