Abertas as inscrições gratuitas para oficinas audiovisuais do Recifest

Recifest / Foto Divulgação

Nesta terça-feira (29) começam as inscrições para as oficinas audiovisuais que serão promovidas pelo VII Recife – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero, um dos maiores e mais importantes festivais de cinema com a temática LGBT do Brasil. O processo de inscrição segue até o dia 9 de novembro, mas pode ser encerrado antes de acordo com o preenchimento total das vagas. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas e direcionadas a pessoas com mais de 16 anos, não sendo necessária experiência prévia com o audiovisual.

Na programação de oficinas, coordenadas por Mauro Lira e Manu Dias, nomes como Alice Gouveia, coordenadora de extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, e Marlom Meirelles, cineasta responsável pelo projeto itinerante Documentando. André Antônio, Carla Francine e Milena Evangelista são outros especialistas que participam dos cursos como professores. Todos na qualidade de voluntários! Esta edição do Recifest também reforça as tradicionais parcerias com a ONG Gestos e o Espaço Pasárgada.

Ao todo, são quatro oficinas disponíveis. “Realizando em 1 minuto”, que fala sobre técnicas, teorias e prática para a produção de vídeos de um minuto; “Elaboração de Projetos Audiovisuais”, que busca capacitar alunos para transformar ideias em projetos competitivos, capacitando-os para atuarem como empreendedores na área; “Imagens Queer”, que aborda a teoria queer, surgida no contexto norte-americano dentro dos processos e obras da América Latina; e “Documentando”, que estimula o olhar do aluno para a realização de obras documentais.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário simples pela internet.

Mais informações, acesse: www.facebook.com/Recifest/ e @recifestoficial

Saiba mais sobre as oficinas
  
1.    Oficina REALIZANDO EM 1 MINUTO
Com ALICE GOUVEIA
Dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019  - Das 8h30 às 12h30
Local: Gestos - Comunicação, Soropositividade e Gênero
R. dos Médicis, 68 - Boa Vista, Recife - PE, 50070-29

Ementa: A oficina, com 12h/aula, pretende estimular a produção audiovisual difundindo técnicas, teorias e prática para a produção de vídeos de um minuto, com a orientação da professora universitária, oficineira e diretora de audiovisual Alice Gouveia.

Objetivos da oficina:
• Introduzir os princípios da linguagem audiovisual.
• Demonstrar técnicas básicas de realização audiovisual.
• Exercitar a capacidade de síntese na produção de vídeo.
• Estimular a criatividade, elevando o potencial individual e coletivo.
• Produzir de três a cinco curtas de um minuto com os alunos.

Alice Gouveia é doutora em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica, tendo concluído o curso na New York Film Academy, em Nova York, em 1998. Integra a equipe de professores do curso de Cinema da UFPE, onde ensina direção e montagem. É autora do livro Direções, relatos do cinema pernambucano contemporâneo, onde descreve o processo de construção e a gênese de filmes produzidos no estado de Pernambuco. É diretora de vários curtas, dentre eles "Abelardo da Hora, autoretrato", "Cinco e Meia" e "Nina" e da série documental "Vamos Comer Pernambuco". Idealizadora e produtora do projeto “Olhares sobre Lilith”, que foi o primeiro com foco na direção de filmes por mulheres em Pernambuco, em 2010, que resultou em 29 curtas-metragens com direção de 26 mulheres.

Público alvo: Pessoas, em geral, a partir de 16 anos.  Vagas: 20 pessoas

Link para inscrições:  https://forms.gle/RhNDZ4PLHkZUSaPV8


2.    Oficina Elaboração de Projetos Audiovisuais
Com Carla Francine e Milena Evangelista
Dias 18, 19 e 20 de novembro de 2019 - Das 13h às 17h
Local: Espaço Pasárgada 
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Ementa: A oficina busca capacitar os alunos para que possam transformar ideias em projetos competitivos nos mecanismos de incentivo nacionais, estaduais e municipais, como leis de incentivo, concursos e editais onde possam exercitar os conhecimentos. A proposta é capacitá-los para atuarem como empreendedores na área. Com 12h/aula, será ministrada pelas jornalistas, produtoras e ex-gestoras do audiovisual em Pernambuco, Carla Francine e Milena Evangelista.
  
Ministrante: Carla Francine é jornalista, especializada em Gestão e Produção Cultural pela Fafire. Atua no audiovisual há 30 anos. Participou como produtora, roteirista, assistente de direção e diretora, das equipes de mais de 100 obras, dentre filmes e séries de documentários e ficção de médias, longas e curtas metragens. De 2007 a 2014 foi coordenadora de audiovisual de Pernambuco. Em 2015 voltou a atuar no mercado de produção independente de cinema e televisão, abrindo a Casa de Cinema de Olinda. Nos anos de 2017 e 2018 representou a sociedade civil no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA/ANCINE. É conselheira das entidades nacionais CONNE - Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste e da API - Associação de Produtoras Independentes Brasileiras.

Ministrante: Milena Evangelista é jornalista e especialista em Estudos Cinematográficos pela Unicap. Desde 2017 integra o quadro de pareceristas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). De 2007 a 2014, foi Assessora de Cinema da Secult/PE e, entre 2015 e 2019, assumiu a Coordenação de Audiovisual do Estado, trabalhando na promoção e implementação das políticas públicas voltadas para o segmento. A partir de março de 2019 tornou-se Assessora de Planejamento e Gestão da TVPE, sendo responsável pelo acompanhamento do Edital Virada Digital/Prodav 02 e pelo gerenciamento e prospecção de conteúdos especiais.

Público alvo: Pessoas, interessadas em produção audiovisual, a partir de 16 anos. Vagas: 25 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/D4ZCLHy4ob2NTEUy9



3.    Oficina Imagens Queer
COM André Antônio
Dias 21 e 22 de novembro de 2019 - Das 14h às 17h
Local: Espaço Pasárgada
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Ementa:  Faz sentido usar a teoria queer, surgida no contexto norte-americano, para falar de processos e obras da América Latina? Quais as relações entre estéticas centradas na identidade de gênero e aquelas que investem num caminho não-identitário? Quais os elementos que permitem debatermos uma estética queer? Ministrada pelo curador, diretor e professor de cinema André Antônio, com 6h/aula.

Ministrante: André Antônio é professor do curso de Fotografia da Unicap e realizador de filmes junto ao coletivo Surto & Deslumbramento que, desde 2012, vem produzindo filmes em diálogo com as formas e temas de uma estética queer. Em 2015, estreou seu primeiro longa-metragem, "A Seita", exibido em importantes festivais nacionais e estrangeiros, como o Festival do Rio e o Queer Lisboa. Atualmente, escreve o roteiro do seu próximo longa, "Salomé".

Público alvo: Pessoas interessadas na produção audiovisual, a partir de 16 anos. Vagas: 20 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/zfyEqvN4NfwQRNKv6

4.    Oficina Documentando
Com Marlom Meirelles
Dias 18 a 22 de novembro de 2019 - Das 14h às 18h
Local: Espaço Pasárgada
R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-010

Objetivo: Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. A oficina desperta a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagens, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas os alunos realizam um documentário digital.

Com 20h/aula é ministrada por Marlom Meirelles - é diretor da Eixo Audiovisual, realizador e professor em projetos de iniciação em cinema.
  
Público alvo: Pessoas, em geral, interessadas no universo da produção audiovisual, a partir de 16 anos.
Vagas: 20 pessoas
Link para inscrições:  https://forms.gle/GjLfCXumm6LYrQ3n7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas Digitais: Laís Xavier

Giro Literário infantil: 10 eBooks para suas crianças

Frei Caneca estreia entrevistas por meio de lives no Instagram