Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre festividades judaicas


Inscrições estão abertas para os quatro encontros, em setembro, que decifrarão ritos e símbolos que explicam a história do povo judeu 

Na noite de 30 de setembro de 2019 – equivalente ao dia 1 do mês de Tishrê – se iniciará um novo ano no calendário judaico: 5780. As datas significativas ao longo de 12 meses, cada qual repleta de história, ritos e símbolos, são tema de curso promovido pelo Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel. A segunda edição do curso "Calendário Judaico – Festividades" começa dia 3 de setembro e segue por todas as terças do mês, na própria Sinagoga, no Recife Antigo, das 19h às 21h, ao custo de R$ 160 – as inscrições estão abertas.

Os encontros prometem uma viagem em que se faz possível estabelecer conexões e decifrar o mistério da continuidade do povo judeu. As aulas serão ministradas por Jáder Tachlitsky, coordenador de Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco. O curso interpretará como foi definido o ano judaico, o conteúdo de suas festividades e de seus dias solenes. Será traçado um paralelo entre vivências do passado e do presente. 

"Músicas, danças, teatro, orações, contos, culinária. São diversas as formas que expressam essas vivências. Há dias mais tristes, outros mais alegres. Há momentos de reflexão e outros de explosão criativa. Tudo, no entanto, possui um fio condutor. Não é um fio esticado. Ele se enrola como um novelo de lã, que caminha pela história, cada vez mais espesso. Mas ele nunca perde de vista de onde se originou. E possui a talvez ingênua crença de saber onde pretende chegar", diz Jáder. "As festas em geral possuem diversas facetas, sejam de caráter religioso, cultural ou histórico. Muitas possuem vínculo com o calendário agrícola. Algumas são festas propriamente ditas, com seus diversos rituais. Outras são momentos solenes, reportando-se à memória de algum fato relevante. Certas datas são comemoradas há milênios, outras estão ligadas a acontecimentos contemporâneos", explica.

O curso antecede a celebração do Rosh Hashaná, o ano novo judaico, que simboliza um período de dez dias de reflexão e introspecção e finda em outra festividade, o Yom Kipur. É uma das mais importantes datas do calendário, o Dia do Perdão.


SERVIÇO

Curso "O Calendário Judaico - Festividades"
No Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel: Rua do Bom Jesus, 197, Recife Antigo
Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, das 19h às 21h
Inscrições pelo telefone (81) 3224.2128 ou pelo e-mail fipe.sec@israelita.org.br
Valor: R$ 160

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de rock, concertos e feiras movimentam o Pernambuco Centro de Convenções em maio

Com recorde de filmes inscritos, 28º Cine PE divulga programação completa

Orixás para Criança na Praça Várzea e no Parque Dona Lindú