Pedro Severien lança coletânea com filmografia

Foto: Caio Sales 

Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos é o título do DVD que será lançado em setembro. Diretor pernambucano faz exibição em quatro cidades do Nordeste, seguidas de debate. Em Caruaru, Severien apresenta obra hoje (2/9), às 14h, na UFPE (sala p1, prédio de pedagogia, atrás da quadra de esportes). O encontro é aberto ao público e contará com a participação das professoras do curso de comunicação Fabiana Moraes e Iomana Rocha.

Em setembro, o realizador pernambucano Pedro Severien circula por cidades do Nordeste para lançamento do DVD Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos. O projeto tem distribuição da Inquieta e incentivo do Funcultura / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e do Fundo Setorial do Audiovisual / Ancine / Governo Federal. Com dois volumes, o material audiovisual traz no DVD 1 o primeiro longa do realizador, Todas as cores da noite (2015), filme que circulou em diversos festivais no Brasil e no mundo, levando o prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Cinema de Vitória de 2016. O DVD inclui versões com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas para surdos e ensurdecidos, e extras do filme, como making of por Caio Sales, um registro da performance O circuito dos desafetos realizada durante o lançamento comercial do filme no Cinema São Luiz em 2017 e o trailer original usado na divulgação em salas de cinema. Inclui ainda versões legendadas em inglês e espanhol. 

O DVD 2 traz curtas-metragens ficcionais que construíram a pesquisa narrativa diretor até a realização do longa. Estão reunidos Carnaval inesquecível (2007), São (2009), Canção para minha irmã (2012), exibido em mais de 30 festivais, incluindo um dos mais importantes eventos de curtas-metragens do mundo, o Festival de Clermont-Ferrand, na França), Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade (2013) e Loja de répteis (2014, que recebeu três prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro).

Em diálogo com essas peças, o DVD 2 contém também trabalhos documentais e militantes nos quais Severien colaborou junto a outros realizadores e movimentos sociais. São eles: À margem dos trilhos (2014), correalizado com Marcelo Pedroso, sobre os impactos da especulação imobiliária a partir da ocupação do Cais José Estelita; Onde começa um rio (2016), correalizado com Julia Karam, Maiara Mascarenhas e Maria Cardozo, que se volta para as ocupações universitárias em defesa da educação pública e contra a PEC do teto de investimentos sociais; e Antiproibicionismo JAH!!! (2018), correalizado com Juliana Trevas, engajado na luta antiproibicionista e pela legalização da maconha. 

A coletânea permite observar a diversidade de interesses do realizador. Desde sua investigação estética que flerta com o cinema de gênero para falar do horror social instaurado pela desigualdade social e pelos privilégios da classe média, até a sua prática política com as imagens ao se engajar na realização de um cinema de intervenção social que visa fortalecer o debate público sobre temas como o direito à cidade. Severien é ativista ligado ao Movimento Ocupe Estelita, tendo participado da realização de mais de uma dúzia de filmes coletivos e colaborativos sobre a democratização do planejamento urbano.

O DVD tem lançamento itinerante com eventos a serem realizados nas cidades de Caruaru (2/9), Natal (11/9), Maceió (13/9) e Recife (14/9) - programação completa abaixo, em espaços de formação como universidades, cineclubes e salas de cinema que valorizam a produção brasileira independente. Nestes encontros, o diretor estará presente para debater com o público, conduzindo uma conversa sobre os filmes, processos criativos e reflexões estéticas e políticas no campo do cinema contemporâneo no país. Da tiragem de 500 cópias, 300 serão distribuídas gratuitamente para cineclubes e espaços públicos de formação. O restante das cópias serão comercializadas no modelo "pague quanto quiser".


Em breve

Atualmente, Severien conduz oficinas de narrativa audiovisual, faz os ajustes finais no livro Quando as luzes se apagam, que será lançado em outubro, e prepara-se para filmar seu próximo longa-metragem Fim de semana no paraíso selvagem.



Programação de lançamento do DVD Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos:



1. Caruaru

Local: UFPE - sala p1, prédio de pedagogia, atrás da quadra de esportes.

Data: 02/09 (segunda-feira)

Horário: 14h

Participação das professoras do curso de comunicação Fabiana Moraes e Iomana Rocha.



2. Natal

Local: Auditório 1 do Departamento de Comunicação da UFRN (DECOM/UFRN)

Data: 11/09 (quarta-feira)

Horário: 15h às 19h

Contará com a participação do realizadores e professores Carlos Segundo (Núcleo Mareia) e Rodrigo Almeida (Coletivo Surto & Deslumbramento).

Co-realização com a Sessão Teia-Brasil (https://www.facebook.com/sessaoteiabrasil/.



3. Maceió

Local: Cine Arte Pajuçara

Data: 13/09 (sexta-feira)

Horário: 20h às 22h30

Exibição do filme todas as cores + conversa com diretor.

Bilheteria normal: R$ 8 meia; R$ 16 inteira



4. Recife

Local: Armazém do Campo

Data: 14/09 (sábado)

Horário: 14h

Co-realização com o MOVIMENTA cineclube



Para mais informações sobre os filmes e a biografia do diretor: https://cargocollective.com/pedroseverien



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril