Jovens de Entra Apulso estreiam espetáculo sobre a história da comunidade

Promovida pelo Instituto Shopping Recife, apresentação da peça “Pode Entrar” acontece amanhã, dia 06/09, no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem


As memórias de uma comunidade sempre são dignas de se tornarem grandes histórias. É a partir desse prisma que o projeto "Dança Pulsante", que integra as ações do Instituto Shopping Recife, levará ao público o espetáculo "Pode Entrar", que aborda lembranças, vivências, raízes e a pulsação que movimenta a comunidade de Entra Apulso, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A apresentação acontece no dia 06 de setembro, às 19h, no Teatro Luiz Mendonça, também em Boa Viagem.

“Pode entrar" traz o olhar de quem cresceu em Entra Apulso, retratando experiências pessoais, as perspectivas de vida e possíveis caminhos para se desenvolver no local.  Passando pelo histórico de tradições e manifestações culturais, até as recentes descobertas, que se mostram diante de novos desafios, destacando o forte anseio de transpassá-los. Os preconceitos e estereótipos enfrentados diariamente também estão presentes, como uma maneira de questionar e expor: “meu lugar faz parte do que sou, mas não define nada sobre mim”.

O espetáculo mostra também as histórias de diversas mulheres chefes de família, algo que se tornou marcante na forma como a comunidade se construiu. Um desses exemplos são as diversas lavadeiras que, durante anos, sustentaram famílias inteiras com seu suor e força nas mãos. Com a maioria de suas formações familiares chefiadas por mulheres, a força e beleza desta característica toma seu lugar na montagem. O enredo se trata, essencialmente, de lembranças, memórias vivas e histórias pulsantes. Crenças de que tempos melhores estão sendo construídos, pouco a pouco, a partir da cultura, da convivência e do respeito. 

Sobre o Projeto Dança Pulsante:

O projeto Dança Pulsante integra o escopo de ações do Instituto Shopping Recife no segmento cultural. O objetivo é trabalhar o resgate da cultura popular, e da identidade do povo pernambucano e brasileiro, com ênfase nos aspectos da iniciação artística da dança, propondo a ampliação do universal cultural de crianças, adolescentes e jovens. O grupo Dança Pulsante possui cinco anos de vivências e estreou para o grande público com o espetáculo de dança “Pernambuco Falando Para o Mundo”, apresentado no Teatro Barreto Júnior em 2017, que ganhou nova temporada em junho de 2018. Também em 2018, trechos do espetáculo foram apresentados na 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no palco de cultura popular. Atualmente, o projeto atende a mais de 100 participantes.

Sobre o Instituto Shopping Recife

Desde 2007, o Instituto Shopping Recife está presente na comunidade de Entra Apulso, promovendo o desenvolvimento local por meio da realização e apoio a um conjunto de projetos voltados para as crianças, jovens e adultos das comunidades localizadas no entorno do Shopping Recife. A pesquisa relacionada a questão da memória/história da comunidade vem junto à comemoração de 12 anos de atuação do Instituto.



Ficha Técnica

Direção de Movimento e Coreografias: Joelma Tavares e Paulo Queiroz

Direção Teatral: Ytalo Santana

Direção de Produção: Karinne Costa

Elenco: Bailarinos e bailarinas do grupo Dança Pulsante

Identidade Visual: Amanda Marques e Karinne Costa

Figurino: Cibele Ferreira

Produção e Realização: Instituto Shopping Recife



Serviço

Espetáculo Pode Entrar

Dias: 06 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h

Local: Teatro Luiz Mendonça (parque Dona Lindu)

Ingressos: R$ 15 (valor disponível - segundo lote)

Pontos de vendas antecipadas: Instituto Shopping Recife

Informações: (81)3464-6885 | (81) 9 8934.0143 (Whatsapp)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife