Estudantes do Grande Recife participam de feira de ciências em Camaragibe





14ª edição da Expotec ocorre nos dias 12 e 13 de setembro, no Camará Shopping

Despertar o interesse pelas ciências, estimular a criatividade e trazer as famílias para o ambiente escolar. Essas são algumas das vantagens das feiras de ciências não só para os alunos, mas também para a comunidade na qual a escola está inserida. Todas elas vão estar presentes na Expotec 2019 – Exposição de Tecnologia e Ciências em Camaragibe, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), das 10h às 18h, no Camará Shopping.

A Exposição tem como objetivo incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica como instrumento de construção do conhecimento e intervenção social. “A Expotec é uma atividade de ensino inovadora que estimula o estudo de problemas concretos do cotidiano”, afirma Ricardo Pacheco, um dos coordenadores da Exposição. “Ela visa estimular os jovens das escolas públicas e privadas a identificar o método científico como forma de resolver problemas de suas comunidades, além de mostrar a eles a carreira científica como um horizonte profissional”, completa Ricardo.

Para esta 14ª edição, a feira vai ter como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Vão ser ao todo 100 projetos de 35 escolas públicas e privadas de dez municípios da Região Metropolitana do Recife. Entre os trabalhos que vão ser apresentados ao público estão “Gamificação incentivando os alunos na leitura e interpretação de textos”, “Prevenindo o deslizamento de barreiras: tela impermeável feita a partir do bioplástico da casca da manga”, “Um olhar poético pelo Recife sob a perspectiva do estudante surdo” e “A utilização de brinquedos recicláveis como recurso pedagógico para crianças autistas”, entre outros.

A feira vai contar ainda com a apresentação de experimentos desenvolvidos pelo Espaço Ciência, planetário digital, lançamento de foguete e atividades envolvendo robótica. Os cinco melhores projetos de alunos apresentados durante o evento vão participar de feiras nacionais e internacionais, a exemplo da Febrace - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que ocorre em São Paulo; e o Encontro Latinoamericano de Projetos Produtivos, Ciência, Tecnologia e Inovação, no Equador.

A Expotec 2019 é uma promoção da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, de Camaragibe, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Fhox Vídeo. O evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Educação de Pernambuco e do Camará Shopping.

Serviço
O quê: Expotec – Exposição de Tecnologia e Ciência em Camaragibe
Quando: Dias 12 e 13 de setembro, das 10h às 18h
Onde: Praça de Alimentação - Piso L3 - do Camará Shopping
Rua Manoel Honorato da Costa, n.º 555, Vila da Fabrica, Camaragibe




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado