Movimenta – Cineclubes promove sessão ‘Censura Nunca Mais!’ nesta quarta (28) no Recife


 

Programação acontece no Armazém do Campo com a exibição de cinco filmes censurados pelo governo; além do Recife, outras cidades do país vão receber a mostra

Nosso Sagrado
Em associação com os realizadores, o Movimenta – Cineclubes e organizações populares (iniciativa da ABD-PE/Apeci, MAPE e Frente Brasil Popular PE) promove nesta quarta (28) às 19h no Armazém do Campo, a exibição de cinco filmes brasileiros censurados pelo Governo. A data marca os 40 anos de Anistia Política no Brasil. Várias outras exibições estão confirmadas em cidades do interior de Pernambuco, como Arcoverde e Afogados da Ingazeira, e em outros estados do país, como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Alagoas.  

Afronte
Conforme afirma a produção "Para cada filme que o governo queira destruir, a resposta será sempre a multiplicação de telas e espaços para que eles possam existir. O audiovisual brasileiro foi construído a partir de movimentos históricos de trabalhadores e trabalhadoras que encontraram no cinema sua ferramenta de luta, resistindo a períodos de autoritarismo e elevando sua voz libertária para além dos grunhidos de tiranos".
Mente Aberta
E complementa, "Com foi amplamente noticiado nas duas últimas semanas, o atual presidente lançou uma ofensiva contra o audiovisual brasileiro atacando filmes com temática LGBT e suspendendo o edital de séries LGBT para TV's públicas. No Rio de Janeiro, o Centro Cultural da Justiça Federal excluiu da programação de uma mostra três filmes que considerou contrários aos interesses do governo. Atitudes flagrantes de natureza antidemocrática que nos levaram a criar a sessão “Censura Nunca Mais”, convocando as obras e os artistas atacados em sua liberdade de expressão".
Aqueles Dois
O Movimenta - cineclubes e organização popular é um processo de formação de cineclubes comunitários organizado por entidades do audiovisual e movimentos sociais em Pernambuco. Aposta na sessão de cinema como um espaço de construção do poder popular, fortalecendo a emancipação e formação do olhar. Criado em 2019, o processo já ativou cerca de 20 espaços de exibição nas periferias da Região Metropolitana de Recife.
Confira a programação da sessão ‘Censura Nunca Mais!’:
Afronte (DF) Dir. Bruno Victor Santos e Marcus Azevedo | 16 min
Nosso Sagrado (RJ) Dir. Fernanda Souza, Gabriel Barbosa e Jorge Santana | 60 min
Aqueles Dois (CE) Dir. Emerson Maranhão | 15 min
Mente Aberta (RJ) Dir. Getúlio Ribeiro | 8 min
Rebento (BA) Dir. Vinicius Elizário | 17 min
SERVIÇO:
Sessão “Censura Nunca Mais!”
Quarta (28) | 19h
Armazém do Campo: Rua do Imperador Pedro II, 387 - Santo Antônio, Recife
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil