Mês do folclore é celebrado, com musicas Moçambicanas, no Empório Villa Granno


Tsumbe Mussundza

Agosto é mês do folclore. As tradições, lendas e crenças de um país definem o folclore que pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. O Empório Villa Granno realiza amanhã, dia 29/08, a partir das 15h, a Quinta Cultural, a programação conta com acolhimento musical temático e evolução de um caboclo de lança interpretado pelo brincante Daniel Dias.
As terapeutas holísticas Sângela Cavalcanti e Gilvania Sabino que coordenam o projeto, prometem novidades para edição de agosto. ” Vamos homenagear personalidades pernambucanas que se destacam por preservar nossa cultura através de sua vida ou profissão “ , explica Sângela Cavalcanti.

É o Caso da cantora Cylene Araújo, que nos shows usa figurino que remete aos  personagens do folclore pernambucano. Além de cantora, é  compositora, radialista , jornalista ,poetisa, pesquisadora musical e dançarina de ritmos folclóricos. No portfólio traz a experiência de ser recebida com festa em 24 turnês na Europa  e de bater um recorde: passar 50 horas cantando forró.

O apresentador Jota Ferreira também será homenageado. O consagrado radialista  que atualmente é âncora da Radio Folha de Pernambuco, vai falar da experiência de trabalhar como repórter no Recife, reduto de lendas urbanas assustadoras. Jota Ferreira vai revelar como surgiu nos anos 1970 a mais famosa temida lenda da capital pernambucana: A Perna Cabeluda.

Quem gosta de dançar vai poder brincar com a animação do mestre de maracatu Manoel Vitor . O brincante que comanda rodas de danças folclóricas em Olinda e no interior há mais de 30 anos, vai puxar o côco de roda e a ciranda da festa.
Troca de experiências- O performer moçambicano Tsumbe Maria Mussundza, também vai estar participando da programação. O artista e escritor vai estar autografando o  livro “Gule Wankulu”,que trata da dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. O artista também vai apresentar um numero folclórico de dança e de música com o instrumento de percussão Balafon.

Serviço:
Quinta Cultural do Empório Villa Ganno
29/08/19 às 15 horas
Rua Amaro Bezerra, 445, Derby, Recife.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife terá quatro representantes no Parapan de Jovens, no Chile

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro

Em homenagem à COP 30, Secretaria de Turismo do Recife promove trilha na Mata da Guabiraba