Mês do folclore é celebrado, com musicas Moçambicanas, no Empório Villa Granno


Tsumbe Mussundza

Agosto é mês do folclore. As tradições, lendas e crenças de um país definem o folclore que pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. O Empório Villa Granno realiza amanhã, dia 29/08, a partir das 15h, a Quinta Cultural, a programação conta com acolhimento musical temático e evolução de um caboclo de lança interpretado pelo brincante Daniel Dias.
As terapeutas holísticas Sângela Cavalcanti e Gilvania Sabino que coordenam o projeto, prometem novidades para edição de agosto. ” Vamos homenagear personalidades pernambucanas que se destacam por preservar nossa cultura através de sua vida ou profissão “ , explica Sângela Cavalcanti.

É o Caso da cantora Cylene Araújo, que nos shows usa figurino que remete aos  personagens do folclore pernambucano. Além de cantora, é  compositora, radialista , jornalista ,poetisa, pesquisadora musical e dançarina de ritmos folclóricos. No portfólio traz a experiência de ser recebida com festa em 24 turnês na Europa  e de bater um recorde: passar 50 horas cantando forró.

O apresentador Jota Ferreira também será homenageado. O consagrado radialista  que atualmente é âncora da Radio Folha de Pernambuco, vai falar da experiência de trabalhar como repórter no Recife, reduto de lendas urbanas assustadoras. Jota Ferreira vai revelar como surgiu nos anos 1970 a mais famosa temida lenda da capital pernambucana: A Perna Cabeluda.

Quem gosta de dançar vai poder brincar com a animação do mestre de maracatu Manoel Vitor . O brincante que comanda rodas de danças folclóricas em Olinda e no interior há mais de 30 anos, vai puxar o côco de roda e a ciranda da festa.
Troca de experiências- O performer moçambicano Tsumbe Maria Mussundza, também vai estar participando da programação. O artista e escritor vai estar autografando o  livro “Gule Wankulu”,que trata da dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. O artista também vai apresentar um numero folclórico de dança e de música com o instrumento de percussão Balafon.

Serviço:
Quinta Cultural do Empório Villa Ganno
29/08/19 às 15 horas
Rua Amaro Bezerra, 445, Derby, Recife.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente