Fim de semana repleto de atividades culturais e educativas 

Paço do Frevo

Celebração em forma de passeio pela memória de Dom Hélder Câmara e homenagem a Mestre Nascimento do Passo são algumas das atrações


Olha! Recife celebra, no sábado (24), a memória de Dom Hélder Câmara e pelo bairro da Encruzilhadaum dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos Direitos Humanos; no domingo (25), tem passeio a pé para conhecer a história do bairro da Encruzilhada. Paço do Frevo recebe espetáculo solo que homenageia Mestre Nascimento do Passo. Museu da Cidade convida público a conhecer assombrações da capital pernambucana. Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico oferecem trilhas e atividades de conscientização ambiental. Confira o que a cidade tem para você neste fim de semana.



CULTURA


Solo de dança homenageia Mestre Nascimento do Passo

“O Frevo está contido em todas as danças e todas as danças contêm o Frevo”, já dizia Francisco do Nascimento Filho, mais conhecido como Mestre Nascimento do Passo. Pensando nisso, o passista Gil Silva — discípulo do mestre que difundiu nacionalmente a dança do frevo — revisitou suas memórias afetivas de infância e de Carnaval, que incluem seu encontro e trajetória com o próprio Nascimento.


Todas essas experiências resultaram no solo "O Diário de um Passista" e serão apresentadas neste sábado (24), no Paço do Frevo! O show integra a programação regular Sábado no Paço, que acolhe apresentações da dança e música no museu, sempre às 16h. O acesso é gratuito!



Serviço:

Sábado no Paço - O Diário de um Passista

Paço do Frevo, 16h.

Acesso gratuito.

Funcionamento

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)



Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: (81) 3355-9500 ehttp://www.pacodofrevo.org.br/programacao


Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca 


Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes - a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.


Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.


Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook). 



Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM


O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita.



Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870



MEIO AMBIENTE


Econúcleos oferecem diversão consciente e muito aprendizado 

O sábado (24) e domingo (25) serão de programação intensa e gratuita no Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste da cidade, e no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), oferecerão diversas atividades, dentre elas: caminhadas ecológicas, oficinas de pintura e teatro, contação de histórias e meditação. No sábado, o Econúcleo Jaqueira estará oferecendo atividades a partir das 11h. Já no JBR, a programação se inicia às 13h30, porém mantém as portas abertas para visitação do espaço durante todo o dia.



Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:



Jardim Botânico, sábado (24)

13h30 – Vozes do Meio: Sarau Ambiental

14h30 - Oficina de arte “pintando com a natureza”

15h30 – Oficina de Paródia Ambiental



Jardim Botânico, domingo (25)

9h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h - Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

11h – Oficina de mudas: bombinhas de sementes

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

14h30 - Contação de história: Cumadre Fulozinha



Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita


Econúcleo Jaqueira, sábado (24)


11h - O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé  de Pano”

14h – Historias Cantaroladas

15h30 – Apresentação de fantoches “Diga não ao abuso infantil”

16h – Jogo da Memória Ambiental



Econúcleo Jaqueira, domingo (25) 

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

14h – Jogo da Memória Ambiental

15h - Oficina de Teatro

10h – Trilha Ambiental Sensorial (trilha cega) + oficina de teatro

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barco”

16h - Dom em: Recife Frio



Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Acesse mais detalhes no link:http://www2.recife.pe.gov.br/node/289652



Olha! Recife celebra Dom Hélder Câmara e promove passeio pela Encruzilhada


O Olha! Recife de ônibus deste sábado (24) levará seus participantes para conhecer um pouco mais sobre a história de Dom Hélder Pessoa Câmara, bispo que tanto inspirou o povo pernambucano e brasileiro. O roteiro passará por locais onde sua imagem se faz presente, como o memorial Dom Helder Câmara, a Igreja das Fronteiras e Igreja da Sé em Olinda, onde se encontra seu túmulo. A saída será na Praça do Arsenal, às 14h.


Também saindo da Praça do Arsenal, às 9h, o Olha! Recife a pé deste domingo tem como destino o bairro da Encruzilhada, região conhecida pelo seu mercado público (datado de 1824), e muito importante para a história do transporte público da cidade. Os participantes terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas e outras histórias que envolvem esse bairro.


Para participar do Olha! Recife, é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (23).



SERVIÇO

Olha! Recife de Ônibus (sábado)

Tema: Circuito Dom Hélder

Dia: 24/08

Hora: 14h

Saída:  Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)



Olha! Recife a Pé (domingo)

Tema: Bairro da Encruzilhada

Dia: 25/08

Hora: 9h

Saída:  Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda