Clube das Pás promove 31º Grande Baile Cigano

Clube das Pás | Foto: José Britto

Cores, dança e alegria para festejar o povo cigano

O primeiro “Baile Cigano” promovido pelo Clube das Pás aconteceu no dia 27 de agosto de 1988.  E para comemorar, o tradicional Grupo de Dança Cigana 'Luz & Vida' será responsável pelo ponto alto do baile. Com direito a danças típicas e muita animação. 



A cultura cigana aporta no Clube das Pás para um baile cheio de cores, dança e alegria. A 31° edição do Grande Baile Cigano acontece neste sábado (31), com shows do Grupo de Dança Cigana Luz & Vida e da Orquestra das Pás. A festa começa a partir das 21h. 

O ambiente também terá decoração temática e os organizadores já aguardam o público a caráter, como de costume. Com relação ao vestuário, os ciganos são muito rígidos em relação às suas tradições. As mulheres ciganas usam o colo, que representa, de forma sagrada, a fertilidade, mas jamais devem exibir a barriga ou as pernas. As ciganas casadas usam lenços amarrados sobre as cabeças e, se viúvas, esses lenços são negros.

Já os homens sempre vestem calças, procurando, em sinal de respeito, encobrir as pernas. Eles usam chapéus ou lenços, havendo também os lenços amarrados na cintura, diferentes em relação à cor e à posição do nó. Para os povos ciganos, o lema de vida é: “O Céu é meu teto; a Terra, minha pátria e a Liberdade, minha religião”.

SERVIÇO:

31° Baile Cigano no Clube das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Sábado (31) | 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua