Banda Sinfônica do Recife celebra João Gilberto e a bossa nova, hoje





Imagem divulgação

Comandado pelo maestro Nenéu Liberalquino, grupo musical interpreta ainda peças de John Williams, Milton Nascimento e Beethoven

No dia 6 de julho deste ano, o Brasil se despediu de um dos seus maiores gênios: o baiano João Gilberto. Para celebrar a vida e a obra desse grande artista, reconhecido mundialmente, a Banda Sinfônica do Recife interpretará clássicos da bossa nova, na apresentação de hoje, no Teatro de Santa Isabel. O concerto é gratuito, com distribuição de ingressos uma hora antes, na bilheteria do local.

"Vamos clássicos da bossa nova, incluindo a música 'Chega de saudade' (Vinícius de Moraes / Tom Jobim) - que foi uma das que mais fizeram sucesso na interpretação de João Gilberto", informa Nenéu Liberalquino, regente da Banda.

Para o maestro, a bossa é o gênero que mais contribuiu para a evolução da linguagem harmônica da música popular brasileira. "Ao lado de gente como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Johnny Alf e Carlos Lyra, João Gilberto colaborou para a criação do estilo, com seu jeito próprio de cantar e de tocar violão, com aquela batida peculiar", exalta Liberalquino.

Além da citada "Chega de saudade", o medley inclui as músicas "Manhã de carnaval" (Luiz Bonfá), "Samba de verão" (Marcos Valle - Paulo S. Valle), "Batida diferente" (D. Ferreira – M. Einhorn) e "Influência do jazz", "Canto de Ossanha (Baden Powell – Vinícius de Moraes).

"Esqueceram de mim" e mais Brasil

Como de costume, a Banda Sinfônica do Recife convida o público a viajar pelo universo mágico e divertido do cinema, por meio da música. Na apresentação destaquarta, o conjunto apresenta "Selections from Home Alone", escrita pelo maestro John Williams, especialmente para o filme norte-americano "Home alone". Estrelado pelo então garoto prodígio Macaulay Culkin, a comédia natalina recebeu o título de "Esqueceram de mim", no Brasil.

Lançado em 1978, o álbum duplo "Clube da esquina 2" é considerado uma das grandes obras-primas da MPB. O disco contém canções que unem sons característicos do país e, mais especificamente de Minas Gerais, a toques de jazz, folk, música erudita e hispânica. Desta obra, a Banda Sinfônica interpreta "Maria Maria" (Milton Nascimento - Fernando Brant), que continua a encantar os corações de várias gerações.

Em 2018, o clássico imortalizado na voz de Milton Nascimento ganhou nova interpretação e um videoclipe com participação das atrizes Zezé Motta, Camila Pitanga, Sophie Charlotte, entre outras, numa exaltação à força das mulheres.

Completam o repertório da Banda Sinfônica do Recife, "A festival Prelude" (Alfred Reed), "Pavane for a dead princes" (Maurice Ravel) e a “Abertura da ópera Fidelio - opus 72b", de Ludwig van Beethoven.

Serviço

Concerto da Banda Sinfônica do Recife
Quarta, dia 31 de julho
20h
Teatro de Santa Isabel – Praça da República s/n – Recife (PE)
(81) 3355-3323 / 3355-3324
Entrada gratuita – com retirada de ingressos uma hora antes, na bilheteria do teatro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife