Anastácia e Terezinha do Acordeon fazem show O AMOR DE ANASTÁCIA
Anastácia e Dominguinhos (Arquivo Pessoal)
O show será nesta terça-23 no FIG para celebrar parceria com Dominguinhos
Justo no dia do aniversário da morte há seis anos de Dominguinhos, terça-feira 23, que acontece show O AMOR DE ANASTÁCIA, que celebra a parceria musical de Anastácia e Dominguinhos, ás 21 horas, no palco principal que leva o nome do filho mais famoso de Garanhuns.
O AMOR DE ANASTÁCIA projeto inédito em homenagem musical para uma das maiores compositoras do país de MPB ao forró, a pernambucana Lucinete Ferreira de nome artístico Anastácia, A Rainha do Forró que durante 12 anos de casamento com Dominguinhos, ela foi a Letra e ele a Música produzindo 265 composições, entre elas as clássicas Eu só quero um xodó, Tenho sede que foi regravada mais de 400 vezes. Ao todo na sua carreira, Anastácia compôs cerca 1 mil músicas de vários ritmos gravadas por grande nomes da MPB.
O show de empoderamento feminino, une duas amigas contemporâneas no mesmo palco, Terezinha do Acordeon (completa 70 anos em 2020) tal qual Anastácia (completa 80 anos em 2020) começaram carreira criança e até hoje estão plenas de trabalho e enfrentaram barreiras como mulher e nordestina para exercer profissão. O projeto de Margot Rodrigues reverencia duas pernambucanas, Terezinha do Acordeon, com 54 anos de estrada e Anastácia com 60 anos de profissão. Ambas amorosas. Anastácia, Rainha do Forró, em todas as suas letras poéticas tem o AMOR como ponto de partida e Terezinha chamada de Mãe por muitos sanfoneiros, pois revelou muitos artistas.
O AMOR DE ANASTÁCIA com certeza será um diferencial no 29º FIG, pois na Terra de Dominguinhos, o projeto apresenta músicas mais férteis da dupla Anastácia e Dominguinhos, com conteúdo suficiente para emocionar, fazer o público cantar para celebrar o AMOR. Anastácia considera as composições como nascimento de filhos. Com uma super banda: três sanfonas, baixo, bateria, pandeiro, triângulo, zabumba e vocais, com direção musical de Beto Hortis, o projeto utilizará bem a estrutura de palco do FIG, desde a iluminação ao telão, mostrando registro de imagens fotos e vídeos das cantoras com parcerias musicais de sucesso que estão na boca do povo. Anastácia terá convidado especial para cantar em dueto o ator e cantor carioca Marcelo Mimoso na música Contrato de Separação.
REPERTÓRIO: SANFONA SENTIDA / CONTRATO DE SEPARAÇÃO / É TEMPO DE VOLTAR / QUERO UM CHAMEGO / SENHORA DA CONCEIÇÃO / DOIDINHO DOIDINHO / DE AMOR EU MORREREI/ SÓ QUERO UM XODÓ/ TENHO SEDE/ XOTE DA GAMELEIRA / ARREBOL / SAUDADE MATADEIRA / QUEM QUISER AMOR/ SANFONEIRO PÉ DE SERRA / UM MUNDO DE AMOR
Banda: Anastácia / Terezinha do Acordeon / Jonatan Malaquias e Cicinho Silva sanfoneiros / Bateria : Ze Mario Drums / Baixo : Toninho Tavares / Guitarra : Joao Neto /Zabumba : Deivson / Triangulo e vocal : Joana Angelica / Pandeiro e Vocal : Barbara Aires. Direção Musical Beto Hortis
Anastácia, A Rainha do Forró - dona de hinos do cancioneiro popular e regional, tais, como “Saudade Matadeira” e “Alegria de Pé de Serra”, gravadas por Luiz Gonzaga, “Tenho Sede”, e “Eu Só Quero Um Xodó”, tem mais de 800 músicas compostas, sendo mais de 200 com seu grande e mais constante parceiro, Dominguinhos. Além de ter tido a honra de conviver e colaborar com grandes nomes como Marinês, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Elba Ramalho, dentre inúmeros outros grandes intérpretes. Iniciou a carreira artística em 1954, cantando na Rádio Jornal do Comércio no Recife. Lá interpretava canções do sul do país, e mais tarde, principalmente, as versões gravadas por Celly Campelo, cantora paulista. Em 1963, o cantor Noite Ilustrada gravou a primeira composição de Anastácia, "Conselho de amigo". Em 1974, teve duas de suas músicas gravadas por duas das maiores cantoras brasileiras, Gal Costa, que regravou "De amor eu morrerei" e Ângela Maria que gravou "Amor que não presta não serve pra mim". Em 1994, a composição "Tenho sede" foi regravada por Gilberto Gil, no disco "Unplugged". Gravou cerca de 30 discos, constituindo-se numa das maiores artistas do forró. Entre seus intérpretes estão Nana Caymmi, Cláudia Barroso, Jane Duboc, Doris Monteiro, José Augusto, Ângela Maria e outras artistas brasileiros, além dos internacionais Paul Murriat, Timy Thomas e Ornela Vanoni.
Terezinha do Acordeon é cantora, compositora, instrumentista e grande Gonzagueana tem 54 anos de carreira, muito respeitada e homenageada em Pernambuco e no Nordeste pelo seu trabalho. Pois é exemplo de resistência feminina, pois começou a cantar e tocar muito cedo num universo do forró dominado por homens, principalmente tocando sanfona. Não são raros os sanfoneiros que se referem á Terezinha como Mãe, pois ela representa a gratidão dos músicos que encontraram seu espaço apoiados por ela revelados como Cezzinha, Beto Hortis entre outros. Já dividiu palcos com Dominguinhos, Quinteto Violado, Nando Cordel, Elba Ramalho e outros músicos da MPB. Com viagens internacionais e nacionais, Terezinha tem 10 (dez) CDs gravados e dois vinis além de inúmeras participações em discos de outros artistas. Entre os sucessos de discos estão os “Sina da cigarra” e “Terezinha do Acordeon” e entre suas composições “Não carece de bigode” e “Vaqueiro do Sertão”.
SHOW O AMOR DE ANASTACIA – FIG 2019
Artistas: Anastácia e Terezinha do Acordeon
Onde/ Quando / Hora: Terça-feira-23, 21h, Palco Dominguinhos

Comentários
Postar um comentário