ESPETÁCULOS SOLOS COLOCAM EM CENA A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR e SYLVIA PLATH PARA PENSAR DE MODO POÉTICO SOBRE OS ESPAÇOS SOCIAIS DA MULHER
O
coletivo paulista VULCÃO [criação e pesquisa cênica] traz ao Recife o
espetáculo “PULSO – a partir da vida e da obra de Sylvia Plath”, com a atriz
Elisa Volpatto e seu mais novo trabalho “Águas do Mundo – a partir da obra de
Clarice Lispector”, com a atriz Vanessa Bruno, além de debates e workshop.
ÁGUAS DO MUNDO - criação teatral a
partir do deslocamento para o palco do romance “Uma Aprendizagem ou Livro dos
Prazeres” de Clarice Lispector faz sua pré-estréia no SESC Santo Amaro, em
Recife, no dia 02 de maio, às 19h.
PULSO – a partir da vida e
da obra de Sylvia Plath, depois de temporadas em São Paulo, Porto Alegre e Rio
de Janeiro, chega ao Recife para duas apresentações, no SESC Santo Amaro, nos
dias 04 e 05 de maio, às 19h.
Ambos espetáculos, juntamente com o solo A DOR, formam a Trilogia
Solos do VULCÃO, trabalhos dirigidos e interpretados por mulheres e que
interagem com três grandes autoras do século XX – Clarice Lispector, Sylvia
Plath e Marguerite Duras. Os espetáculos são resultado da pesquisa empreendida
pelo VULCÃO acerca do deslocamento da LITERATURA para a CENA e questionamentos
sobre os ESPAÇOS SOCIAS ocupados pelas MULHERES de ontem e hoje.
SOBRE O SOLO ÁGUAS DO
MUNDO
ÁGUAS DO MUNDO é um projeto idealizado há
mais de 10 anos pela atriz e diretora Vanessa Bruno, que se tornou o embrião de
sua pesquisa de mestrado concluída em 2015 na Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em seu mestrado, Vanessa descreve
procedimentos para o intérprete trazer a literatura de Lispector para a cena.
Na ocasião de sua defesa, Vanessa apresentou demonstração prática para a
construção de um fragmento a partir do capítulo central do livro “Uma
Aprendizagem ou Livro dos Prazeres” e a partir desta cena, nos últimos 2 anos,
a atriz e diretora tem se dedicado na sala de ensaio a encontrar a dramaturgia,
encenação e interpretação do deslocamento deste romance de Clarice para o
palco.
Clarice é uma das autoras mais estudadas no
meio acadêmico contemporâneo, nacional e internacional. 'Uma aprendizagem ou o
livro dos prazeres' teve recepção controversa e desde sua publicação, em 1969,
divide opiniões. No romance, Lispector aborda o processo de aprendizagem e de
autodescoberta de uma professora primária, Lóri. Para isso, a autora
atualiza situações míticas para o contexto do Rio de Janeiro da segunda metade
do século XX e se apropria do mito de Eros e Psiqué e, sobretudo, da Odisséia
de Homero, a fim de escrever uma odisséia às avessas. Em sua narrativa é a
mulher que empreende sua travessia a partir da procura de sua própria
identidade, enquanto um homem, Ulisses, a espera.
O romance começa com uma vírgula e letra
minúscula, faz uso do gerúndio e termina também com uma vírgula. É uma
narrativa fluída e não terminada. Diferente de sua narrativa anterior - A
Paixão segundo G.H., toda em primeira pessoa - em 'Uma aprendizagem' a
construção poética se faz na terceira pessoa, onisciente, e se desloca com
frequência como fluxo de pensamento das personagens, sobretudo da protagonista,
e também para diálogos ora numa conversação direta, ora por telefonema. É uma
narrativa em que uma consciência se abre para a outra consciência.
Essa poética polifônica é levada para a
cena, a atriz absorve as várias vozes da narrativa e se divide em pelo menos
três instâncias: em seu próprio eu, além de narradora e personagem. A montagem
cria assim um tempo-espaço de ficção como emanação de um testemunho da
atriz-cidadã de hoje que, através de fragmentos textuais, torna vivas as
palavras de CLARICE e se utiliza da ficção para discutir a formação da mulher
protagonista, sua iniciação, seus rituais de passagem e, a conquista da
individualidade e igualdade no relacionamento com o outro.
A apresentação no Recife de ÁGUAS DO MUNDO
será o lançamento da obra que completa a trilogia do solos do
VULCÃO, composto também pelos espetáculos A DOR
e PULSO.
SINOPSE: Águas do Mundo conta
o encontro de uma mulher com sua aprendizagem do prazer de viver e de amar. A
protagonista busca por desaprender a vergonha que sente por seu próprio corpo e
a proibição do prazer. Durante sua aprendizagem, numa ocorrência trivial -
banhar-se no mar - ela se descobre e se vê revelada numa realidade mais
profunda.
SOBRE O SOLO PULSO
Sylvia Plath teve uma curta vida, entre os anos de 1930 e
1960. Embora tenha escrito bastante, em vida quase não encontrou espaços de
divulgação de seus trabalhos, tornando-se sua obra conhecida principalmente
depois de sua morte. Será que isso se deveu à sua condição de mulher? Será que
nos dias de hoje as coisas são diferentes? Questões como essas permeiam a obra
PULSO, solo dirigido por Vanessa Bruno, com a atriz Elisa Volpatto.
PULSO é uma criação teatral a partir da vida e obra do ícone
da Poesia Confessional norte-americana, Sylvia Plath (1932-1963), construído
das indagações da diretora à atriz, que respondeu cenicamente em uma criação
dramatúrgica processual. Entres as referências para a criação dramatúrgica
estão materiais como as biografias ‘A Mulher Calada’, de Janet Malcolm, e ‘Ísis
Americana – A vida e a arte de Sylvia Plath’, de Carl Rollyson; ‘Os Diários de
Sylvia Plath’, organizado por Karen V. Kukil; e também o mais importante livro
de poemas de Sylvia, ‘Ariel’.
Inspirado na poética particular da autora, o solo explora
ora fragmentos biográficos, ora as potências que a obra de Sylvia Plath
desdobra para pensarmos não apenas sobre ela - uma escritora mulher nos anos 50
- mas sobre o papel ocupado pelas mulheres de nosso tempo. Está em foco uma
mulher no desafio cotidiano de ser entregue ao exercício de sua arte ao mesmo
tempo em que se vê dividida entre ser mãe, esposa, dona de casa e ter que
administrar os fracassos nas recusas de publicação que recebia.
Enclausurada no ambiente doméstico onde muitas mulheres se
situavam em sua época (e se situam até hoje), a personagem rememora momentos de
seu passado, a paixão pelo marido (o também escritor Ted Hughes) ao mesmo tempo
em que alimenta a fúria com relação à falta de reconhecimento de seu trabalho
como poetisa. Uma figura que se debate frente ao status quo estabelecido por
uma sociedade patriarcal e machista e que busca desesperadamente transformar a
realidade em que se encontra. Tudo isso naquele que seria o seu último dia de
vida. (Sylvia Plath cometeu suicídio em 1963, aos 30 anos, ligando o gás em sua
cozinha).
A montagem não se pretende linear, mas, fragmentada, com
lógica própria. PULSO é um trabalho intimista que quer provocar as questões do
lugar social ocupado pelas mulheres a partir da vida e da obra de uma das
maiores escritoras do século XX. O discurso criado pelas palavras de Plath, em
tom muitas vezes irônico e mordaz, busca questionar o próprio papel da artista
mulher atualmente.
Além dos dois solos, o VULCÃO [criação
e pesquisa cênica] traz ao Recife ATIVIDADES FORMATIVAS: três encontros
com o público logo após os espetáculo, com a presença do diretor, autor e
produtor Adriano Portela e as convidadas Taciana Oliveira, Camila de
Matos e Renata Santana que farão um exercício de ampliação dos
sentidos da obra experienciada, numa interlocução entre as propositores do
VULCÃO e o público, atividade nomeada de [VULCÃO Conversa] e; um workshop que
compartilha os procedimentos criativos utilizados na criação da trilogia solos
do VULCÃO.
[VULCÃO Conversa]
02/05 logo após ÁGUAS DO MUNDO - Uma
Odisseia às avessas - a mulher em libertação - com a cineasta Taciana Oliveira
e o jornalista Adriano Portela
04/05 logo após PULSO - Muito além da
Redoma de Vidro - Sylvia Plath e o contexto da representatividade feminina na
literatura - com a mestre em literatura Camila de Matos e o jornalista Adriano
Portela
05/05 logo após PULSO - Eu, mulher,
poeta - de Sylvia até nós - com a poetisa Renata Santana e o jornalista Adriano
Portela
Workshop
Lispector-Plath em cena - Por meio
de estímulos para sensibilização corporal relacionados ao conhecimento
do corpo, abertura de repertório criativo e
integração físico-imaginário-racional do ator, o workshop traz a vivência de
procedimentos para o trabalho teatral com a obra das escritoras Clarice
Lispector e Sylvia Plath. A atriz e diretora Vanessa Bruno e a preparadora
corporal Livia Vilela irão compartilhar com os participantes procedimentos
práticos desenvolvidos por elas durante suas respectivas pesquisas de mestrado
(ECA-USP) e aplicados na construção das obras teatrais “Águas do Mundo” e “Pulso”. A atriz Elisa Volpatto conduzirá um trabalho
complementar no sentido da apropriação do texto trabalhado junto das partituras
corporais desenvolvidas pelos participantes.
SERVIÇO
ÁGUAS DO MUNDO – a
partir da obra de Clarice Lispector
Apresentação: dia 02
de maio
Local: SESC Santo
Amaro – Teatro Marco Camarotti - Rua Treze de Maio, 455 - Santo Amaro - Recife
- PE
Horário: quinta-feira,
às 19h
Ingresso: R$ 30,00 e
R$ 15,00 (meia)
Telefone: (81) 32161713 / 1714 / 17/15
Bilheteria:
Duração: 50 minutos
Classificação
Indicativa: 14 anos
Capacidade:
Vendas antecipadas:
PULSO – a partir da
vida e da obra de Sylvia Plath
Apresentações: dias 04
e 05 de maio
Local: SESC Santo
Amaro – Teatro Marco Camarotti - Rua Treze de Maio, 455 - Santo Amaro - Recife
- PE
Horário: sábado e
domingo, às 19h
Ingresso: R$ 30,00 e
R$ 15,00 (meia)
Telefone: (81) 32161713 / 1714 / 17/15
Bilheteria:
Duração: 50 minutos
Classificação
Indicativa: 14 anos
Capacidade:
Vendas antecipadas:
Workshop Lispector-Plath em cena
O workshop “Lispector-Plath em cena” pretende
proporcionar uma experiência com os procedimentos criativos
utilizados na criação da trilogia solos do VULCÃO [criação e pesquisa cênica].
Por meio de estímulos para sensibilização
corporal relacionados ao conhecimento do corpo, abertura
de repertório criativo e integração físico-imaginário-racional do ator, o
workshop traz a vivência de procedimentos para o trabalho teatral com a obra
das escritoras Clarice Lispector e Sylvia Plath. A atriz e diretora Vanessa
Bruno e a preparadora corporal Livia Vilela irão compartilhar com os
participantes procedimentos práticos desenvolvidos por elas durante suas
respectivas pesquisas de mestrado (ECA-USP) e aplicados na construção das obras
teatrais “Águas do Mundo” e “Pulso”, apresentadas no SESC Santo Amaro em Recife (maio/2019). A atriz Elisa
Volpatto (protagonista de "Pulso") conduzirá um trabalho
complementar no sentido da apropriação do texto trabalhado junto das partituras
corporais desenvolvidas pelos participantes.
Ministrantes:
Vanessa Bruno, diretora das peças "Águas do Mundo"
e "Pulso", é mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP e desde 2004
colabora no Centro de Pesquisa Teatral – CPT, dirigido por Antunes Filho, onde
trabalhou como atriz em "A Pedra do Reino" e "Prét-à-porter
9", e atualmente atua na condução das aulas no curso para atores do
CPTzinho. A artista desde 2010 vem pesquisando procedimentos de deslocamento da
literatura para a cena, inicialmente a partir da obra de Clarice Lispector, o
que resultou em seu trabalho de mestrado “Clarice Através do Ator.” A partir
desta investigação, realizou o workshop “Experimento Literatura na Cena” na
Universidade da Costa Ricca em 2015, juntamente com palestras no México, na
Universidade Autônoma da Cidade do México (UNAM).
Livia Vilela, preparadora corporal dos espetáculos da
trilogia solos do VULCÃO. É mestranda na ECA-USP na linha de
pesquisa da Pedagogia do Ator - Formação do Artista Teatral e pós-graduada no
curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP. Pesquisa,
atualmente, a preparação corporal de atores por meio da Técnica Klauss Vianna
com disparadores imagéticos advindos do Sistema Laban. Integra, além do VULCÃO
[criação e pesquisa cênica], o OBARA-gpec que pesquisa a Técnica Klauss Vianna
para o trabalho do ator.
Elisa
Volpatto, atriz do espetáculo “Pulso”, é formada em Artes Cênicas pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em São Paulo foi dirigida
por Juliana Galdino em dois espetáculos dentro do Club Noir – “Depressões” e
“Bruxas”. Em 2012
participou do “Winter Intensive Course”, no The Lee Strasberg Theater and Film
Institute, em Nova York. Atuou em diversos curtas metragens e
séries de TV a cabo. Na Rede Globo interpretou a neta de Fernanda Montenegro na
série “Doce de Mãe”, dirigida por Jorge Furtado. Trabalhou também em “Assédio”,
série dirigida por Amora Mautner, que vai ao ar na TV em maio deste ano. Junto
com os integrantes do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] desenvolve pesquisa
acerca do deslocamento da literatura para o palco.
Público-alvo:
atores, dançarinos, diretores, estudantes de teatro e dança.
Inscrição:
através de envio de mini- currículo e carta de interesse (até 15 linhas) para o
email vulcao.art@gmail.com
até 29 de abril.
Dias
e horários: Dias 4 e 5 de maio (sábado e domingo) das 10h às 13h.
Local: Rua
Oiticica Lins, 134, Areias.
Investimento:
200,00 (duzentos reais por pessoa)
O
workshop oferecido acontece em paralelo à programação VULCÃO no Recife que
apresentará os espetáculos "Águas do Mundo - a partir da obra de Clarice
Lispector" dia 02 de maio (19h) e "Pulso - a partir da vida e da obra
de Sylvia Plath" dias 04 e 05 de maio (19h) no Sesc Recife.
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