Ciclo de capacitação para o edital de Microprojetos Culturais chega à reta final

Objetivo das oficinas é estimular a inscrição de jovens neste novo edital do Funcultura, que pode financiar projetos de baixo custo, de até R$ 15 mil

Jovens da Região Metropolitana do Recife que tenham interesse em participar do edital Microprojeto Cultural, oferecido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, terão mais duas oportunidades para tirarem suas dúvidas sobre o processo de inscrição: nesta quinta-feira (30), a ação formativa será realizada em Jaboatão dos Guararapes. No sábado (01/06) é a vez dos interessados do Recife. A última oportunidade de conferir a capacitação será no município de Tamandaré, dia 7 de junho, no Auditório do Forte Santo Inácio, encontro que contará com a presença de do secretário Gilberto Freyre Neto. Em Jaboatão dos Guararapes, o encontro acontece no auditório do Cartório do 2° Ofício de Notas e Protestos; no Recife, será realizada no Forte das Cinco Pontas (Recife). Todas as capacitações acontecem das 8h às 18h.

“O edital de Microprojetos Culturais está em sua primeira edição e tem o desafio de incluir parte da juventude, com protagonismo, que historicamente tem dificuldade de acesso aos recursos do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado, mas que passa agora a contar com esse importante estímulo”, destaca o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto. A participação nestes encontros é gratuita.

Para a secretária-executiva de Cultura, Silvana Meireles, ressalta que um dos maiores desafios de quem faz a gestão cultural no Estado é realizar uma capacitação descentralizada e em várias cidades do interior. “Uma ação que dê a oportunidade aos produtores que moram mais afastados da Região Metropolitana do Recife de conhecerem e submeterem seus projetos nos principais fundos de incentivo à cultura do Governo de Pernambuco”.

Estes encontros, que contam com a parceria com outras secretarias estaduais, como de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, além da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, buscam incentivar o público alvo do edital de Microprojetos Culturais. São eles: pessoas entre 18 a 29 anos, moradores de áreas de vulnerabilidade social, com algum trabalho na área de produção de atividades artístico-culturais.


Ao todo, poderão ser contemplados até 42 projetos no valor máximo de 15 mil reais que se enquadrem em qualquer segmento cultural e que estejam distribuídos pelas macrorregiões do Estado. Os trabalhos devem ter como foco o desenvolvimento sociocultural do Estado, com a finalidade de promover a cidadania, a transmissão de saberes e a sustentabilidade econômica.  

Já receberam o ciclo de capacitação os municípios de Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Petrolândia, Garanhuns, Glória do Goitá, Ilha de Itamaracá, Santa Maria da Boa Vista, Arcoverde, São José do Belmonte, Gameleira, Brejo da Madre de Deus, Surubim, Exu e Limoeiro.

Vale destacar que devido ao Ciclo de Capacitação do Funcultura, alguns prazos de inscrição e cadastro foram prorrogados. O Cadastro de Produtor Cultural foi estendido para o próximo dia 12 de junho, enquanto que os editais Funcultura Geral e da Música tiveram seus prazos prorrogados até o dia 12 de julho deste ano. Os dois editais do Funcultura e seus respectivos anexos estão disponíveis no endereço www.cultura.pe.gov.br/editais.

CONFIRA A AGENDA FINAL DO CICLO DE CAPACITAÇÃO REGIONALIZADA DE MICROPROJETOS CULTURAIS

Jaboatão dos Guararapes

30 de maio
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco
Local:  2º Cartório Notas Protesto Graziela Guerra Bacelete (Av. Bernardo Vieira de Melo, 1346, Piedade)
Horário: 8 às 18h


Recife

1º de Junho
Secretaria Executiva da Juventude do Recife
Local: Forte das Cinco Pontas (Praça das Cinco Pontas, s/n - São José)
Horário: 8 às 18h


Tamandaré

7 de Junho
Local: Auditório do Forte Santo Inácio (Av. Dr. Leopoldo Lins, s/n, Centro)
Horário: 8 às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil