Semana de Teatro do Sesc traz espetáculos a Goiana

Espetáculo TAPIOCA - Foto Clã de Comunicadores 


Com proposta de mostrar ao público os processos de concepção de uma montagem, projeto vai oferecer apresentações e oficinas de jogos teatrais de 26 a 30 de março 

Aproximar o público dos processos de criação e execução de um espetáculo. Com essa proposta, o Sesc Ler Goiana, no Grande Recife, realiza a 4ª Semana de Teatro. De 26 a 30 de março, a unidade vai reunir companhias e grupos do estado para uma série de atividades, que inclui apresentações e oficinas de jogos teatrais. A maioria é gratuita e algumas são pagas, com entradas a preços acessíveis. Na programação, estão peças como “Tapioca”, da Cia Brincantes de Circo, “História de uma Viagem para se Encantar”, da Cia 2 em Cena, e “Ópera d’Água”, do Grupo Proscênio, que utiliza a água levada pelo próprio público para fazer a encenação.

Este ano, com o tema “Jogos Teatrais – Caminhos para a formação do ator/jogador, segundo Viola Spolin”, o projeto tem como base a obra da escritora e diretora norte-americana, considerada a fundadora do teatro de improviso nos Estados Unidos. No início do século 20, a pesquisadora sistematizou a prática de jogos teatrais, exercícios de improvisação que ajudam a desenvolver um espetáculo cênico. “O trabalho dela abre as portas para pessoas de outras profissões participarem da vivência teatral”, explica a instrutora de Atividades Artísticas do Sesc Ler Goiana, Letícia Morais.

A programação será aberta na terça-feira (26/3), às 14h, no Centro Cultural Antônio Corrêa de Oliveira, com “(H)Estórias Mínimas”, do Grupo Bárbara Idade, formado por estudantes de Teatro para a Terceira Idade do Sesc Santo Amaro. A entrada é gratuita. Na quinta-feira (28/3), a partir das 19h, a Cia Brincantes de Circo, do Recife, apresenta, no mesmo espaço, a montagem “Tapioca”. Dirigida por José Manoel Sobrinho, a peça, indicada para maiores de 12 anos, narra a história do palhaço Tapioca (Bóris Trindade Júnior), que faz uma alusão ao papel do circo e da arte no mundo contemporâneo. O ingresso custa R$ 10. Trabalhadores do comércio e dependentes têm direito à meia-entrada.

Já no sábado (30/3), serão duas apresentações. A primeira, “História de uma Viagem para se Encantar”, será encenada pela Cia 2 em Cena, de Igarassu, para o público infantil, às 15h, no Teatro Antônio Corrêa, com entrada gratuita. E a segunda é a peça “Ópera d’Água”, do Grupo Proscênio, do Sesc Ler Surubim. O espetáculo retrata o problema do déficit hídrico no Agreste do estado por meio de experimentações feitas a partir da interação com o público. Para conferir a montagem, é preciso levar algum recipiente com água, que será usada na encenação. A sessão será às 19h, na Sala Zé do Carmo, no Museu de Arte Sacra Maximiano Campos.


Oficinas – Além dos espetáculos teatrais, o projeto vai oferecer oficinas e seminários com apresentações dos alunos de Teatro para Jovens da unidade de Casa Amarela, no Recife, e da Turma de Teatro Avançado do Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, além das escolas estaduais Benigno Pessoa de Araújo e João Alfredo. As ações formativas têm início na quarta-feira (27/3) e seguem até a sexta (29/3). Os encontros vão abordar assuntos como jogos teatrais, o teatro enquanto prática pedagógica e técnicas de atuação. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no Ponto de Atendimento da unidade.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Semana de Teatro
Local: Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro
Período: 26 a 30 de março
Informações: (81) 3626-5961

Programação

Espetáculos:
26/3, às 14h | (H)Estórias Mínimas – Grupo Bárbara Idade (Sesc Santo Amaro)
28/3, às 19h | Tapioca – Grupo Brincantes de Circo (Recife)
30/3, às 15h | História de uma Viagem para se Encantar – Cia 2 em Cena (Igarassu)
30/3, às 19h | Ópera d’Água – Grupo Proscênio (Sesc Ler Surubim)

Oficinas e Seminários:
27/3, das 9h às 10h | Jogos Teatrais, com Júnior Pernambuco e Escola Benigno Pessoa de Araújo
27/3, das 14h às 16h | Jogos Teatrais, com Adriana Madasil e Escola João Alfredo e apresentação da Turma de Teatro para Jovens do Sesc Casa Amarela
28/3, das 14h às 15h | Apresentação da Turma de Teatro Avançado do Sesc Piedade
29/3, das 14h às 17h | Seminário Teatro nas Escolas, com as escolas Benigno Pessoa de Araújo e João Alfredo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda