Profissões tradicionais são tema de mostra no Recife

Foto Victor Jucá

  
Exposição “Nosso Ofício” entra em cartaz nesta quinta-feira (28/3), na galeria do Sesc Casa Amarela. A entrada é gratuita

O relojoeiro, a artista circense e o bodegueiro. Transmitidas por gerações, essas três profissões tradicionais, especialmente no interior, são tema da exposição fotográfica “Nosso Ofício”, que entra em cartaz na próxima quinta-feira (28/3) na galeria do Sesc Casa Amarela, no Recife. Com curadoria dos fotógrafos pernambucanos Victor Jucá e Séphora Silva, a mostra baseada na série documental de mesmo nome seguirá até 24 de maio, com visitação gratuita disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

A exposição será aberta com vernissage na quinta-feira, às 20h. Antes da abertura, às 18h, serão exibidos, no Cineclube Coliseu, na unidade, os três episódios que compõem a série, produzida pela Rima Cultural e Ateliê Produções, e que deu origem à mostra: “O relojoeiro e o tempo”, “A circense e a paixão” e “O bodegueiro e a confiança”. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora Tuca Siqueira, que vai falar sobre o processo de criação e filmagem.


Foto Victor Jucá
A mostra, que já passou por Triunfo, no Sertão do estado, contém 12 fotografias aplicadas em lambe-lambes, além de instrumentos de trabalho que simbolizam o cotidiano dos profissionais retratados no audiovisual. “Com este projeto, procuramos trazer para a comunidade um olhar humanizado sobre a ideia de ofício, que, mais do que fonte de renda, é uma expressão cultural”, explica Fabiana Rocha, organizadora da exposição no Sesc Casa Amarela.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Exposição “Nosso Ofício”
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Período: 28 de março a 24 de maio
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Vernissage: 28 de março, às 18h
Entrada gratuita



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo