Lançamento e Coletiva de Imprensa da exposição: Contextos Afro Digitais



Abertura da Exposição Contextos Afro Digitais 

 Estamos vivendo a era das conexões por meios digitais. Onde a internet tornou-se palco para exposição de sentimentos e argumentos, que antes se mantinham guardados e que passaram a serem escritos, gravados, publicados e compartilhados por milhares de pessoas. Neste cenário, o Museu da Abolição/MAB no próximo dia 21 de março, às 19h, convida para o lançamento e a coletiva de imprensa do Projeto Selos 2019, que traz como tema os Contextos Afro Digitais, ou seja, a forma como o afro-brasileiro está inserido e, sobretudo, se expressa, no universo da internet e dos meios digitais. 

A abertura da exposição contará com a apresentação do Afoxé OMIM Sabá, do bairro do Cordeiro. Um movimento que luta pela manutenção e fortalecimento da ancestralidade afro. Quando observamos as narrativas afro-brasileiras na internet, dois cenários se destacam: o racismo, historicamente estruturado na sociedade brasileira, e a visibilidade empoderadora. Trata-se de dois extremos que trazem ao centro a pessoa negra, foco que a exposição Contextos Afro Digitais busca apresentar a partir das interações virtuais. Para a 4º edição do Projeto Selos e de forma inédita, o MAB convidou dois jovens para serem embaixadores do Selo 2019, que serão apresentados no dia da abertura. Pessoas que serão porta voz do projeto fora das paredes do MAB, entendendo que o Museu é feito por pessoas e que a nova museologia busca o engajamento social, considerando que todos são responsáveis pelo patrimônio existente.

O Projeto Selos tem por objetivo disseminar a missão do Museu da Abolição, que é: preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes, por meio de estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, sobretudo quanto ao tema abolição, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo brasileiro; para ser discutida na sociedade a partir de temas contemporâneos. O tema, que tem duração de um ano, norteia as atividades a serem realizadas no Museu durante todo ano.

SERVIÇO:
Lançamento e Coletiva de Imprensa da exposição Contextos Afro Digitais
Atração: Afoxé OMIM Sabá
Data: 21 de março
Local: R. Benfica, 1150, Madalena, Recife/PE
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Informações: 81 3228-3248

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife