Série “Na contramão” aborda a trajetória do jumento nordestino



Série Na contramão

Série documental Na Contramão, desenvolvida pela Rima Cultural e pela REC Produtores, retrata o processo de marginalização do animal



O caminho de marginalização e abandono por onde segue hoje um dos animais-símbolos do Nordeste, o jumento, é o eixo central da série documental Na Contramão, produzida em parceria pela Rima Cultural e a REC Produtores. Com exibição a partir desta quarta-feira (12) e também nos dias 13 e 14 de dezembro, às 20h15, na TV Pernambuco, o trabalho foi desenvolvido a partir da chamada publica FSA 01/2014 – Arranjos regionais, lançada pela Empresa Pernambucana de Comunicação e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), junto com a Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Com direção de Marcelo Pinheiro e fotografia de Ivanildo Machado, a série é dividida em três episódios de 26 minutos, cada. Eles foram gravados em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e da Bahia. Na Contramãorefaz a trajetória do jegue no Nordeste a partir do Sertão sobre rodas – onde a imagem do vaqueiro conduzindo o rebanho montado em sua moto começa a virar lugar comum.


Na Contramão promove o choque entre esta nova realidade com os valores e sentimentos que fizeram do jumento “o nosso irmão”, um trabalhador dedicado que se tornou símbolo do semiárido brasileiro. Abandonado pelos antigos donos, vagando sem serventia pelas rodovias, o animal é transformado em vítima e ameaça, sendo abatido em acidentes fatais também para muitos humanos.

Game Infantil - Além dos episódios na TV, Na Contramão ganhará uma versão em jogo digital, produzida pela empresa pernambucana Kokku Games. Voltado para o público infantil (8 a 12 anos), o Donkey Blast – Na Contramão traz detalhes sobre o jumento e seus hábitos, a partir da interação da garotada com filhotes virtuais.

O game consiste em atirar botões coloridos para eliminar conjuntos de cores equivalentes. A ideia é fazer com que os pequenos conheçam mais sobre o jumento e seus hábitos, disputando fases em cinco cenários diferentes (fazenda, praia, cidade, estrada e sertão). No total, são 100 etapas.

O design do jogo dialoga com a atmosfera regional da série. Retalhos de tecidos fazem relação com o artesanato, reforçando a originalidade do Donkey Blast.

“O objetivo do game é estender a temática do documentário para as crianças de forma lúdica, sem deixar de levar informação e reflexão, principal propósito do projeto”, destaca o roteirista Ricardo Mello, da Rima Cultural.

Ficha Técnica:
Série
Na Contramão
Episódios
Três, com 26 minutos cada um
Direção
Marcelo Pinheiro
Roteiro e argumento
Rafael Marroquim e Ricardo Mello
Produção
Chico Ribeiro
Realização
Rima Cultural e REC Produtores

Serviço:
Estreia da série documental Na Contramão – Dias 12, 13 e 14 de dezembro, na TV PE, às 20h15.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil