Paulo Costa lança livro de poemas irreverentes nesta quinta

 Paulo Costa

 O escritor Paulo Costa lança, nesta quinta-feira (06), seu novo livro "Versos putos", a partir das 19h , em uma sessão de autógrafos no Bar Central. Na obra, semelhante a um menino ou a um puto – como em Portugal se chamam os moleques –, Paulo constrói poemas curtos, leves, rápidos e irreverentes. E que, ao mesmo tempo, fazem o leitor refletir. Ou simplesmente sorrir.

Este é o quinto livro de Paulo Costa, que na obra, retoma a poesia, depois da publicação de três romances. Sua trajetória editorial começa em 2000 com o “triller” policial ambientado no movimento Mangue, “Balada para uma serpente” (Edições Bagaço/PE).


“Versos putos despertou em mim uma forma de expressão que pensei ter esquecido, lá no tempo do Curso Científico (atual Ensino Médio). A poesia foi minha primeira linguagem literária que há muito não vinha à tona. Achei que o poema tinha adormecido com a adolescência. De repente, acordou instigado”, revela o escritor.

O premiado escritor mineiro, Sergio Fantini, diz na apresentação de Versos putos, “Como anunciava Nicolas Behr, nos anos 1980, ‘estes são poemas-minuto para serem lidos em segundos e pensados por horas’. Entre uma velejante imagem marítima e um copo de cerveja, há alguém se afogando (num dos dois); espiando entre piadas e hai-kais, a ponta da lança do cidadão consciente do seu lugar e do seu tempo: lascas de análises políticas e sociais. Sim, é um livro curto, mas vai te cutucar por muito tempo.”

Um dos poemas traduz bem a linguagem rápida, lúdica e crítica: Prédios com véu / Luto cínico / Pela morte do céu.

A edição tem o design arrojado da Jovens Escribas, do Rio Grande Norte. Pela mesma editora, Paulo também publicou os romances “Estação silêncio” e “A prata das pétalas”. O autor também fará lançamentos de Versos putos em João Pessoa e Natal.

Serviço:
Lançamento Versos putos
Onde: Bar Central (Rua Mamede Simões, Sto Amaro, Recife)
Quando: Quinta-feira, 6 de dezembro
Horário: A partir das 19h
Preço: R$ 30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado