Budega de Seu Domingos faz homenagem a Luiz Gonzaga



No dia 13 de dezembro de 1912 nasceu o rei do baião. A Budega de seu domingos vai comemorar neste sábado, 15,  essa data com um dos parceiros do Rei Lua: Jurandy da Feira. Será uma tarde de muito forró em homenagem ao maior nome da musica popular nordestina e o pernambucano do século.

Ainda adolescente, Jurandy mudou-se para Feira de Santana, na Bahia, onde participou de muitos festivais de música, e onde conheceu o jornalista José Malta, que o apresentou ao compositor Luiz Gonzaga.
Compôs então "Nos cafundó de Bodocó", gravada pelo Rei do Baião no LP Capim novo, de 1976. Por essa época, mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a atuar na noite e em projetos culturais na cidade. Em 1982, outra canção sua era gravada por Luiz Gonzaga:"Frutos da terra", registrada no LP Eterno cantador. Em 1983, no LP 70 Anos de Sanfona e Simpatia, Luiz gravou "Canto do povo", também de sua autoria. Em 1984, foi a vez de "Terra, vida e esperança" ser gravada por Gonzaga, no LP Danado de bom.

Jurandy também foi gravado por artistas como Vanja Orico, Rabelo Gonzaga, Terezinha de Jesus, Renato Braz, Genaro do Acordeon, Renato Braz e Trio Nordestino.

O primeiro disco de Jurandy foi produzido por Luiz Bandeira e arranjado musicalmente por Sivuca e Orlando Silveira. Seguiu-se o LP Guerreiro (1985) e os CD independentes Frutos da Terra (1996) e Universidade do Forró (1999), ambos com arranjos e direção musical de Roberto Stepheson, e este último contando com a participação do renomado acordeonista Chico Chagas. 



Em 1993, acompanhado do Quinteto Violado, ganhou o terceiro lugar no Canta Nordeste, com o frevo Olinda Linda.  Em 1999 Jurandy atuou como produtor do disco homônimo da cantora Tânia Rosatto. Em 2000,lançou o CD Frutos da terra (Eldorado), e em 2002 lançou o Acústico (independente). Em 2012 Jurandy gravou o CD Jurandy da Feira canta Gonzagão, lançado no Centro Cultural da Justiça Federal. O registro deste show foi lançado em DVD, sob o mesmo título do CD. Em junho de 2012, Jurandy se apresentou na tradicional festa junina de Campina Grande, o maior São João do mundo.

Budega de Seu Domingos
Rua Luís Rodolfo de Araújo, 20, Bairro dos Aflitos
Couvert R$ 15,00
Mesa pra 4 pessoas R$ 80,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii