Diversão, música, arte, ecologia e inovação num fim de semana só


 
Exposição de arte Galeria Janete Costa- Foto Daniel Tavares PCR

Palco Frei Caneca em pleno REC'n'Play, exposições em diversos museus, passeio do Olha! Recife e atividades ambientais estão na programação preparada pela Prefeitura do Recife para sexta (9), sábado (10) e domingo (11)

O final de semana vai rimar atração e inovação na capital pernambucana. Tomado pelas atividades do REC’n’Play desde a última quarta-feira (7), o Recife Antigo será todo música, informação e gente criativa reunida até o sábado (10). E a Frei Caneca FM tem tudo a ver com isso. Nesta sexta (9) e sábado, a emissora pública mantida pela Prefeitura do Recife promove, dentro do REC’n’Play, o primeiro evento musical com sua curadoria e chancela: o Palco Frei Caneca. Embaixo do palco, a Prefeitura do Recife está promovendo mais de 60 atividades dentro do evento. Escolha uma no link: http://bit.ly/RecnplayPCR. Também tem estreia imperdível na Galeria Janete Costa, que recebe, a partir de sábado, a exposição Transistor, segunda individual de Jota Zer0ff. E tem mais novidade no Murillo La Greca, atividades ecológicas na Jaqueira e no Jardim Botânico e roteiro de ônibus do Olha! Recife para celebrar o Mês da Consciência Negra. Todas essas programações são gratuitas e abertas ao público. Organizando direitinho, todo mundo se diverte. 
Para quem quer inovar na programação do fim de semana, o Recife Antigo é destino obrigatório.  Até sábado, o REC’n’Play reúne, num bairro só, a vocação para a inovação da cidade, tradições culturais e artísticas, empreendedorismo, economia criativa e entretenimento. Ao final das atividades da sexta e do sábado, o Palco Frei Caneca, montado na Rua do Observatório, receberá os shows gratuitos e abertos ao público de Virgulados, Guma, Madimboo, Romero Ferro, com participação especialíssima de Alice Caymmi, e Barro, com Mariana Aydar, 1000KLPrap, Jornada de MCs, Auss & Auss, Slam das Minas e Bongar.

Das ruas para dentro da Galeria Janete Costa, o grafitti ganha os espaços expositivos tradicionais na exposição Transistor, de Jota Zer0ff, gratuita e aberta ao público, que conta com 24 obras. A maioria são pinturas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre aos indefectíveis lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis grafitados nas paredes da galeria. A galeria fica dentro do Parque Dona Lindu e funciona das 14h às 20h, no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Informações: (81) 3355-9825.
A tinta também está fresca no Museu Murillo La Greca, onde estreou ontem (8) a Filhos Fabulando, do Coletivo Fios Híbridos. A mostra é gratuita, aberta ao público e segue em cartaz até o próximo dia 20 de novembro. Ally cZar, Angélica Costa, Augusto Almeida, Loraine Oliveira, Oluyiá França, Rúbia Rosa e Vitor Genuino são os artistas representados na exposição, que resignificam o conceito de moda a partir da sustentabilidade.

O público poderá participar também de uma Oficina de Fotocolagem com Intervenções de Bordado, que será oferecida no próximo sábado, das 15h às 18h. A oficina é gratuita, oferece 16 vagas. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para educativommlg@gmail.com, com o assunto "Inscrição para oficina de Fotocolagem”, informando o nome completo e o RG. O contato do museu é (81) 3355-3129.
Exposição Filhos Fabulando - Museu Murillo La Greca
Crédito Luana Geiss 

Já no Museu da Cidade do Recife, os visitantes podem conferir a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. Informações: 3355-9540.

O MAMAM, celebrando 18 anos de atividades do artista Alexandre Dacosta na linguagem poética-visual, está com as portas abertas para quem quiser conferir a exposição Autopoese. São, ao todo, 12 vídeos poéticos-experimentais de curta duração, que são exibidos numa das salas do museu, mais de 60 obras tridimensionais e muito mais. Para saber mais: (81) 3355-6871.

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o próximo Olha! Recife de ônibus explora o tema Circuito Afro. O passeio é uma oportunidade para o recifense e o turista conhecerem melhor as histórias da cidade, acompanhados por um guia de turismo. O projeto é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, é gratuito e acontece neste sábado. As inscrições abrem nesta sexta-feira, às 9h, através do site: www.olharecife.com.br.

O roteiro levará os participantes para dois dos mais antigos marcos da memória afro local: o Sítio de Pai Adão, mais antigo terreiro de candomblé de Pernambuco e a igreja do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, a primeira igreja erguida por uma confraria de negros no Brasil. O trajeto ainda conta com visita ao Baobá da Praça da República e aos pátios do Carmo e São Pedro.

Pensando em saúde, o Econúcleo Jaqueira vai sediar um evento especial em alusão ao Novembro Azul, mês de incentivo à prevenção do câncer de próstata. O grupo Agripel, responsável pela ação, irá oferecer uma série de atividades para os visitantes movimentarem o corpo, como por exemplo: alongamento coletivo, funcional e dança. Com início às 10h, no sábado, todos os exercícios serão mediados por profissionais de suas respectivas áreas. Para integrar as sessões não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de equipamento especial, basta comparecer no local um pouco antes do início das atividades.

Já o público que comparecer ao Jardim Botânico do Recife vai poder, além de desfrutar das belezas naturais do espaço, participar da atividade “Borboletando entre as árvores” no domingo. A prática, com início às 9h30, irá combinar caminhada ecológica com oficina artística. Na ação, os visitantes serão convidados a realizar uma trilha ambiental onde conhecerão a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição. Além destas atividades, a programação nos equipamentos irá contemplar também oficina de cordel, caminhada ecológia aos jardins temáticos, contação de histórias, meditação, entre outras atividades que começam a partir das 9h.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ivan Lins celebra 80 anos com turnê que chega ao Teatro Guararapes dia 23 de agosto

Trup da alegria, Tio Rodrigo, mágicas e teatro estão nas férias do Shopping ETC

Fundarpe e Secult-PE divulgam programação de espetáculos do Prêmio Frei Caneca de Teatro em celebração ao líder revolucionário