Contornos e figuras do sítio histórico Pedra do Ingá inspira mostra “Simbologia da Gruta da Memória” do multiartista Carlos Vasconcelos

Simbologia


Arte rupestre ganha ênfase no novo trabalho do multiartista Carlos Vasconcelos que se volta às inscrições da Pedra do Ingá como inspiração para inscrição de uma série de 14 esculturas que fazem parte da sua última mostra de 2018, intitulada “Simbologia da Gruta da Memória”, que fica exposta até o dia 30 de novembro, no Centro Cultural de Criação, no bairro da Boa Vista.

A mostra congrega sua visão sobre as peculiaridades de traços seculares de um dos mais famosos sítios arqueológicos Brasil, a Pedra do Ingá, no estado da Paraíba, pequeno distrito de Pedra Lavrada. Localizado no agreste paraibano, a área guarda um enigma que até para exímios pesquisadores em sua formação rochosa de aproximadamente 250 m² de área. São formas em pedras e paredes semelhantes aos desenhos feitos pelos povos da Ilha de Páscoa, no Chile, que trazem centenas de símbolos em baixo-relevo pertencentes a uma cultura extinta entre 2.000 a 5.000 anos atrás. “Recentemente encontrei em meus arquivos imagens de um estudo cuidadoso, que realizei da Pedra do Ingá, no estado da Paraíba, que está entre as artes rupestres mais estudadas e celebradas, que chegaram a nosso tempo. E isso foi decisivo para interpretar; copiar nunca! E trazer a tona toda simbologia na gruta da minha memória”, comenta o multiartista.
 
Deste primeiro monumento arqueológico tombado como patrimônio nacional em 1944 a 46km de Campina Grande e a 109km de João Pessoa, temos uma exposição que traz símbolos que lembram figuras e linhas onduladas que remetem aos detalhes, em contornos e cores, em peças exclusivas no tom bege luminoso, o marrom e preto para uma construção de semelhança e harmonia com o real. Um trabalho minucioso de interpretação do experiente desenhista, fotógrafo, escultor e diretor de arte e criação que pode ser conferido até o dia 30 de Novembro, com visitas agendadas por email (carlosvasconcelosfoto@gmail.com) ou pelo whatsapp (81) 9.9925-1314.

Serviço
Mostra “simbologia da gruta da memória”
Quando: Até o dia 30 de novembro
Onde: Centro Cultural de Criação (Rua dos Medicis, 30 AP-406, na Boa Vista)
Visitas: Agendadas de segunda a sexta pelo email carlosvasconcelosfoto@gmail.com) ou pelo whatsapp (81) 9.9925-1314
Mais informações: site https://carlosvasconceloscriacoes.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente