Abertura do Museu da Academia Pernambucana de Letras nesta segunda-feira, 12



Nesta segunda-feira, 12, a partir das 16h30, há um convite especial para aqueles que gostam de história e literatura. A Academia Pernambucana de Letras fará a solenidade de abertura do seu museu que ocupará dois andares repletos de peças raras.

O projeto do museu foi executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e consistiu na elaboração de um plano museológico com nova arrumação para a Casa, fundada em 1901, além do inventário completo de todas as peças do acervo. O acervo contempla móveis importados da Áustria no século 19, todas as obras expostas dos acadêmicos com livros autografados pelos escritores Gilvan Lemos, Alex, entre outros, assim como há a história da APL contextualizada com o bairro, a  Ponte D’ Uchôa, as residências que existiam no entorno com fotos antigas.


Além disso, a pinacoteca traz quadros de vários pintores de grande relevância como Vicente do Rego Monteiro, Zuleno, Teles Júnior, Mário Nunes, Marly Mota, entre outros. Há peças raras expostas como a cadeira usada pelo filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro, Tobias Barreto.

Há uma grande linha do tempo, dividida em dois corredores, que marcam as datas mais significativas para a instituição como por exemplo: 26 de janeiro de 1901 (fundação da APL e posse dos 20 acadêmicos realizada no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco – IAHGP que abrigou a APL durante 65 anos); 10 de abril de 1920 (Eleição de Edwiges de Sá Pereira como membro efetivo da APL. Primeira mulher a ocupar uma Cadeira); 20 de janeiro de 1960 (segunda reforma estatutária da APL, com ampliação do número de acadêmicos passando a ter 40 cadeiras); 20 de novembro de 1966 (o governador Paulo Guerra doa em regime de comodato o prédio n° 1596 da Avenida Rui Barbosa para servir de sede à APL). 

Na solenidade de abertura, haverá apresentação de um coral infantil do Colégio Santa Maria nas escadarias da fachada da APL com músicas natalinas e Elyanna Caldas tocará na “Sala dos Saraus” do museu.

ABERTURA DO MUSEU DA APL
Data: 12 de novembro de 2018 (segunda-feira). GratuitoLocal: APL (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife-PE).
Agendamento para visitações pelo telefone: 81. 3268-2211.
Taxa de ingresso: R$ 10,00 (dez reais) inteira. Meia para estudantes, professores e idosos.
Dias de visitação: terças-feiras e quintas-feiras (mediante agendamento prévio por telefone).
Horário de funcionamento da APL: das 9h às 16h.
Agendamento para visitações pelo telefone: 81. 3268-2211.Taxa de ingresso: R$ 10,00 (dez reais) inteira. Meia para estudantes, professores e idosos.Dias de visitação: terças-feiras e quintas-feiras (mediante agendamento prévio por telefone).Horário de funcionamento da APL: das 9h às 16h.

FICHA TÉCNICA DO MUSEU:
Coordenação geral: Jamille Barbosa
Coordenação financeira: Eliane Nóbrega
Museólogo: Albino Oliveira
Inventário e conservação: Kátia Santana e Marleide Irineu
Curadoria: Albino Oliveira, Jamille Barbosa e Morgana Braga
Projeto Expográfico: Eduardo Souza e Morgana Braga
Identidade Visual: Gustavo Albuquerque
Montagem: Arthur Souza/ Artmonta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Pedagógica de Artes movimenta o Grande Recife com agenda cultural gratuita

Ivan Lins celebra 80 anos com turnê que chega ao Teatro Guararapes dia 23 de agosto

Fundarpe e Secult-PE divulgam programação de espetáculos do Prêmio Frei Caneca de Teatro em celebração ao líder revolucionário