4ª edição do Festival Arte na Usina movimenta a Mata Sul até sábado (17)



Na Usina Santa Terezinha, em Água Preta, evento traz ampla programação cultural gratuita. Destaque para shows de Chico César e Cordel do Fogo Encantado,

Empregando práticas e vivências artísticas como fios condutores de uma real transformação da geografia social que circunscreve a Usina Santa Terezinha - leia-se a antiga vila operária da usina e os municípios da Água Preta, Xexéu e Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, e Campestre, em Alagoas -, o Festival Arte na Usina – Safra 2018 cumpre a 4ª edição até sábado, 17 de novembro, se consolidando no calendário de iniciativas culturais de Pernambuco.

Ativando o desenvolvimento e interiorização do fomento à cultura, o evento tem curadoria dos artistas plásticos José Rufino (PB) e Fábio Delduque (SP), e produção assinada pela Proa Marketing Cultural e Projetos. A safra 2018 do Festival tem como tema norteador “Ruptura e Renascimento”, propondo novos olhares e perspectivas em torno do espaço onde ele é sediado – uma usina de cana-de-açúcar desativada que hoje abriga um Parque Artístico-Botânico com diversas instalações de arte contemporânea em simbiose com a natureza.


A programação deste ano contempla shows, oficinas, vivências de co-criação e circuito cultural pela propriedade que além das obras de arte, tem entre os atrativos um jardim botânico com 5 mil plantas de mais de 300 espécies e um orquidário com mais de 3,5 mil unidades. A programação musical ainda contará com shows de Chico César, Cordel do Fogo Encantado, Bruno Lins e também dos DJs de forte presença na cena notívaga e dançante recifense: Edinho Jacaré, Valdir Português (da Noite Cubana), e também Dolores e Lala K.

Já no campo das artes visuais, as atividades serão conduzidas por nomes do quilate do uruguaio Clemente Padín, um dos mais importantes nomes da poesia virtual da América Latina, que fará uma vivência e exposição audiovisual “Clemente Padín: Poesia Virtual” sob curadoria de José Rufino. Complementam o time Estela Miazzi, Rodrigo Bueno (Ateliê Mata Adentro), Ronaldo Fraga, Aline Albuquerque, Fábio Delduque e Clara Moreira. “O Festival Arte na Usina representa o ponto alto, a celebração das ações desenvolvidas ao logo do ano pelo Usina de Arte, que ao tempo que transforma o seu entorno pelo viés da cultura, pretende tornar a Usina Santa Terezinha um ponto cardeal turístico da Mata Sul. Dessa forma, abre-se um horizonte para reativar a musculatura econômica da região”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, nome à frente da organização.


Desenvolvimento econômico
O Festival Arte na Usina – Safra 2018 conta com a parceria do Sebrae-PE, que desenvolve atividades de apoio e estímulo ao empreendedorismo da região dentro do projeto Ecossistema de Negócios Sociais da Mata Sul. Por meio dele, foram realizadas consultorias e qualificações com mais de cem moradores da antiga vila operária da Usina. “Destacamos os empreendedores do ramo de alimentação que desenvolveram bastante a partir das intervenções das capacitações, como também o agricultor familiar, que passou a se empoderar com informações de empreendedorismo e gestão de negócios. Nesta etapa do projeto, estão se preparando para atender as compras governamentais”, destaca Katia Georgina, analista do Sebrae na Mata Sul.

Nos dias de festival, será realizada uma feira gastronômica para os pequenos empreendedores exporem e comercializarem produtos locais. A iniciativa receberá ainda o Espaço Sustentabilidade, com exposição de produtos e de ações desenvolvidas a partir de aulas de educação ambiental. Nele, haverá comercialização de artesanato e trabalhos manuais, além de uma feira agroecológica com empreendedores que participaram do projeto. A atuação do Sebrae ainda levará uma arena de palestras com temas ligados à gastronomia e a estrutura do Armazém Sebrae.

O Festival Arte na Usina é uma realização do Ministério da Cultura e da Usina de Arte em parceria com Arte Serrinha, com apoio do Sebrae, Consulado da Áustria, Conservatório Pernambucano de Música e Museu de Arte Aloísio Magalhães, além do patrocínio da RentCars, Mobibrasil, Negocial Energia e AD Diper.

Sobre o Usina de Arte
Desativada há mais de 15 anos para a moagem de cana-de-açúcar, a Usina Santa Terezinha e todo o seu entorno vêm sendo transformados por meio da arte com o projeto que desde 2015 traz movimentação cultural para a região. Em um Parque Artístico-Botânico, o Usina de Arte conta com escola de música fixa, promove programa de oficinas e residências artísticas, mostras e conta com obras de grandes artistas brasileiros instaladas no jardim botânico da propriedade. Gerido pela Associação Sociocultural Ambiental Jacuípe, a iniciativa beneficia direta e indiretamente mais de 5 mil moradores da antiga vila operária da Usina.


Obras do Parque Artístico-Botânico da Usina Santa Terezinha:
Freedom, de Carlos Mélo
Esculturas Mobiliárias, de Hugo França
Hangar, com exposição de acervo permanente de José Rufino
Eremitério Tropical, de Márcio Almeida
Átrio, de Marcelo Silveira
Brasil 2017, de Paulo Bruscky
Rádio Catimbó, de Paulo Meira
Tinha que acontecer (Cabeça de Bandeirante), de Flávio Cerqueira
Tempo Templo, de Bené Fonteles
Árvore Geometrizada, de Hugo França
- Obras de Francisco Brennand, Jaildo Marinho, Manoel Quitério, entre outros, que habitam o entorno do Jardim Botânico.
Em andamento:
Epifitário, de Daniel Acosta
A Parte da terra, de Lais Myrrha

Programação musical:
14/11
Bia Marinho e Em Canto e Poesia
15/11
Bruno Lins
DJ´s Noite Cubana (Edinho Jacaré e Valdir Português)
16/11
Chico César
DJ Dolores
17/11
Cordel do Fogo Encantado
Lala K

Serviço:
Festival Arte na Usina – Safra 2018
Data: 9 a 17 de novembro
Local: Usina Santa Teresinha - Rodovia PE 99, KM 10, Água Preta – Pernambuco
Mais informações: 3419.8070 e www.usinadearte.org/festival-arte-na-usina/
Aberto ao Público


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife