Pernambuco recebe filmes até 04 de novembro

Foto de Costa Neto
O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife convocam cineastas de todas as regiões do Estado a participarem do 20º Festival de Curtas de Pernambuco, o FestCine.
Consolidado no calendário cultural como importante janela de exibição da rica produção audiovisual pernambucana, o 20º FestCine vai ocupar o Cinema São Luiz entre os dias 3 e 8 de dezembro. Pela primeira vez em vinte edições, o processo de inscrição dos filmes é totalmente online, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.

“O Festival chega à sua vigésima edição reafirmando e incentivando o olhar para a produção audiovisual local. A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana”, celebra Antonieta Trindade, Secretária Estadual de Cultura.

“Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados – e o fazem – para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras”, diz o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.
Com mostras competitivas de filmes de animação, documentário, videoarte/experimental, ficção e videoclipe, o Festival vai distribuir este ano um total de R$ 58,5 mil em prêmios. Além do Troféu Fernando Spencer aos vencedores da mostra Competitiva Geral nas categorias de direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, ator, atriz, entre outras.




De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no Festival também é um aspecto que estamos fortalecendo nesta edição, com a realização de sessões especialmente direcionadas a este público; e na grade de formação cultural, as mulheres têm prioridade, são o público-alvo de oficinas que serão ofertadas em parceria com o FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual)”. As inscrições nas oficinas de direção e roteiro, direção de fotografia, som direto, montagem de imagem e som, e de crítica cinematográfica já estão abertas.

O edital do 20º FestCine está disponível e as inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de outubro a 04 de novembro no endereço: http://www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/93

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente