Orquestra Arruando promove encontro de frevo e maracatu este domingo, no Marco Zero

Orquestra Arruando / Foto: Tiago J Silva 

Maracatu Leão do Norte da Várzea fará participação especial no show, que recebe ainda o Maestro Formiga


Passistas de frevo e caboclos de lança têm encontro marcado domingo (21), a partir das 15h30, no Marco Zero. O projeto “Recife do Frevo e do Passo”, da Orquestra Arruando, recebe o Maracatu Leão do Norte da Várzea, numa grande promoção das manifestações culturais de Pernambuco. O evento conta também com a participação de Ademir Araújo, o Maestro Formiga – a Arruando celebrará os 76 anos do compositor, que é um dos cinco Mestres-Vivos do Frevo e Patrimônio Vivo de Pernambuco. Durante o show, serão entregues ao público cartilhas com as letras das músicas e acontecerá um aulão de frevo, com distribuição de sombrinhas.

Maestro Formiga, nascido em 15 de outubro de 1942, é uma das maiores referências do frevo. Ao longo da carreira, venceu concursos de música carnavalesca, dirigiu a Banda Sinfônica da Cidade do Recife e integrou a Comissão Pernambucana do Folclore. Foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2013 e é um dos cinco Mestres-Vivos do frevo. A originalidade é uma das marcas das suas composições. Ademir é um estudioso da música - do popular ao erudito. Em 2011, criou a Orquestra Rockfônica de Frevo, na qual fazia releituras de clássicos dos Beatles, Rolling Stones, The Clash em ritmo de frevo. Desde 2013, é um dos maiores apoiadores da Orquestra Arruando. Há 42 anos, comanda a Orquestra Popular do Recife, criação de Ariano Suassuna na década de 70.

Fundado em 1993, o Maracatu Leão do Norte da Várzea nasceu como uma brincadeira de amigos no Carnaval. Inicialmente, o grupo  era composto apenas por caboclos de lança. Os desfiles no Carnaval e as apresentações só começaram em 2007, quando o criador, Gilson Pereira de Mendonça, decidiu oficializar a agremiação. Comum em grupos de Maracatu Rural ou Baque Solto, a musicalidade é marcada por um batuque forte, danças e improviso.


Ensaio aberto – Na véspera do show, sábado (20), das 15h às 18h, os 30 músicos da Orquestra realizam um ensaio aberto no Marco Zero. A ocasião é um momento para estudantes e profissionais de música levarem seus instrumentos e tocarem juntos. O projeto de difusão do frevo da Arruando também disponibiliza partituras no site www.arruando.com, uma forma de contribuir para a aprendizagem do ritmo ao redor do mundo.

Ficha técnica
Direção Artística | Nilo Otaviano.
Direção Executiva | Fernando Estelita e Valéria Correia.
Regência e Arranjos | Melquíades Oliveira (Kidbone).
Saxofones | Edson Rodrigues, Danilo Nascimento, David Pedro, Fábio Andrade, Júnior Souza, Murilo Apolinário e Rodrigo Xavier.
Trompetes | Anderson Vieira, David Barbosa, Gérmerson Netto, Luiz Antônio e Hugo Nascimento.
Trombones | Geony Melo, Thaison Vitor, William Gabriel, Elexsandro Souza e Ilana Marques.
Percussão | Jakkaré, Natalício Sales e Verton Batera.
Baixo Elétrico | Wellington Moraes.
Guitarra | Bené Sena.
Tuba | Alex Santana.
Teclado | Ricardo D’Souza.
Vozes | Nilo Otaviano, Vânia Veríssimo e Louro Castro.
Coro | Maíra Meira, Maju Gomes e Rossônia Kelly. 
Coreografia | Émerson Dias.

Serviço:
Show da Orquestra Arruando
* Com participação do Maracatu Leão do Norte da Várzea e homenagem a Ademir Araújo
Dia 21 de outubro (domingo), das 15h30 às 18h
No Marco Zero – Bairro do Recife
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim