Jessier Quirino abre o II Festival do Livro do Litoral Sul

Jessier Quirino / Foto Divulgação

O poeta apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, nesta terça, às 20h, no palco principal da feira literária. Evento recebe o público a partir das 9h
Começa nesta terça-feira (9), às 9h, e segue até segunda-feira (15), a segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, sob o tema “História, poesia e cultura em terras de Santa Cruz”, homenageando os escritores Allison Santos, Fátima Oliveira e Arnaud Mattoso, que têm fortes raízes ipojucanas. Mais uma vez, o evento ocupa o Clube Municipal do Ipojuca, no município de Ipojuca, e oferece, gratuitamente, aos moradores do Litoral Sul, palestras, sessões de autógrafos, shows, contação de histórias e lançamentos de livros. A feira literária é promovida pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio da Prefeitura do Ipojuca e ainda da São Braz e Capricce.
A grande atração da primeira noite do evento é o poeta Jessier Quirino, que apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. O show tem como pano de fundo a história de dois sertanejos, que decidem se casar. O artista lista suas histórias pra animar o dia a dia e desanuviar o cansaço.
O poeta nordestino mergulha num Sertão que já não existe mais para construir seu recital de poesia popular, amparado na textura, cor e no lado carcomido do Sertão. O olhar minucioso do escritor para as coisas simples do dia a dia interiorano, por meio da poesia e dos causos sertanejos, faz dele, hoje, o grande nome da poesia matuta nordestina.
As atividades da noite têm início antes da apresentação de Quirino. A abertura da feira contará ainda com a Banda Santa Cecília, às 19h, fazendo a recepção do público para a solenidade de abertura, com a presença de representantes da Prefeitura do Ipojuca, da Andelivros e convidados.
A segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul conta com 50 estandes, representando mais de 100 editoras e distribuidoras. Toda a programação da feira literária é gratuita.
Homenageados - Desde que foi criado, em 2017, o festival tem como uma de suas principais características exaltar personalidades que são importantes para o município do Ipojuca. Este ano, a feira literária são a professora Fátima Oliveira, o jornalista Arnaud Mattoso e o pedagogo Alisson Santos, uma forma de agradecer pelas obras que deixaram, levando o nome de Ipojuca para todo o Estado.
A professora Fátima Oliveira já demonstrava amor e afinidade com a poesia desde criança. Além das duas coletâneas em que teve participação, Oito poetas pernambucanos e Poetas do ano 2000, Fátima aproveita o Festival do Livro para lançar a obra Comendo Poesia. Atualmente, trabalha na Secretaria de Educação do Ipojuca, sendo responsável pelo projeto Educação de Jovens e Adultos.

Editor na Editora Vedas, Arnaud Mattoso foi premiado duas vezes pela Academia Pernambucana de Letras. Em 2015, pela primeira edição da obra Ipojuca, passado presente e futuro; e, em 2017, pelo livro infantojuvenil Pequeno Ruby (Ed. Bagaço), que será autografado no festival. A publicação aborda o amor e cuidado pelos animais.

O pedagogo e escritor Allison Santos, desde cedo, descobriu o gosto de ouvir e contar histórias, tendo se aprimorado na arte da contação, mergulhando no universo da literatura infantil e da poesia. Formado em pedagogia, com especialização em psicopedagogia clínica e institucional, Allison leva para o festival o seu livro O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru), lançado originalmente em 2011.
Serviço:          
II Festival do Livro do Litoral Sul – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas