Galeria Corbiniano Lins recebe a 10ª edição do Salão de Arte Contemporânea do Sesc


 
Urtiga, do Coletivo Encruzilhada
Em cartaz dez obras de universitários do estado com o tema “Fabulações para um mundo em catástrofe”. O vernissage acontece nesta quinta-feira (18/10)

Levantando o debate sobre o entendimento político e ético da estrutura social, o Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc (Unico) abre a sua 10ª edição nesta quinta-feira (18/10), na Galeria de Artes Corbiniano Lins, que fica no Sesc Santo Amaro.  Este ano a mostra aborda o tema “Fabulações para um mundo em catástrofe”, entendendo a força política da criação artística como espaço de reflexão e posicionamento crítico com ética e sinceridade, tendo nas obras desenvolvidas por estudantes universitários de Pernambuco a base para um debate urgente acerca de diversas questões que afetam a sociedade na atualidade. O vernissage acontece às 19h e o acesso é gratuito.


Essa edição, o projeto tem curadoria de Marcelo Coutinho e traz na sua programação uma extensão proposta de formação para os artistas participantes. Em cartaz os trabalhos: “Baronesa” (Laís Bione e Yane Andrade), “Vomita que passa!” (Ana Flávia Mendonça), “Propriedade privada” (João Pedro Rodrigues e Clarissa Campello), “Além da necessidade” (Fredson Adjar), “Órgão público” (Thaik Santos), “Convite à alforria” (Abiniel João Nascimento), “Mônada” (Letícia Barros), “TransVive” (Thiago Britto), “Urtiga” (Coletivo Encruzilhada) e “No princípio era verbo... e o verbo se fez carne. E do nosso verbo? E da nossa carne?” (Ziel Mendes e Tata Quintero).

“O Salão Universitário tem como proposta despertar o olhar crítico do público e chamar atenção para a importância de falar sobre temas atuais, por meio do conceito subjetivo das artes visuais”, explica a coordenadora do Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc, Valkíria Dias. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados por meio de agendamento prévio, até o dia 1º de fevereiro de 2019. Logo após, as obras serão apresentadas na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, na Galeria de Arte Ana das Carrancas.

Galeria – Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebeu o nome em homenagem ao artista Corbiniano Lins com a mostra “Silêncio da Forma”. Em 2016, três exposições estiveram em cartaz no espaço: “Um mundo chamado Ferreira”, do artista Ferreira, “Corpo Du Som”, do Luthier Rodrigo Veras, e “Bela Aurora do Recife”, de Wilton de Souza, onde foi apresentado 80 trabalhos, entre gravuras, pinturas, capas de discos e livros resultantes da oficina “Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições”. Em 2017, entrou em cartaz “Antunes Filho: o Poeta da Cena”, de Emidio Luisi, e “Entre ser um e ser muitos”, de Valeria Rey Solto e Habib Zahra, e “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”. Já em 2018, “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha”. Em 2018, Sereia é mulher, e a outra parte o que ela quiser”, de Java Araújo.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hoteis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários:www.sescpe.org.br.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:
Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc (Unico)
Abertura: 18 de outubro
Horário: 19h
Visitação gratuita: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados por meio de agendamento prévio
Informações: (81) 3216.1728



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zeca Baleiro e Wado lançam ‘Coração Sangrento’ com show dia 13 de dezembro no Teatro do Parque

Paço do Frevo tem programação especial de fim de ano com fusão de ritmos, inclusão e encontro das tradições natalinas com o Frevo

Ingressos para monólogo “Três Luzes” já estão à venda na CAIXA Cultural Recife