Recife tem fim de semana circense e cheio de programação gratuita

8ª Mostra de Circo - Noite Mágica - Fotos  Wesley D'Almeida 


A 9ª Mostra de Circo do Recife vai encher o fim de semana de sorrisos, com programação no Sítio Trindade, no Compaz Eduardo Campos e no Recife Antigo.Tem ainda exposição de artes visuais no MAMAM, Galeria Janete Costa e no Murillo La Greca, além de apresentação de músicos internacionais no Paço do Frevo e muita atividade ecológica na Jaqueira e no Jardim Botânico. Tudo de graça, oferecido pela Prefeitura do Recife

A programação do fim de semana recifense sairá de dentro da cartola do mágico, atravessará a corda bamba e colocará todo mundo para rir junto com o palhaço. Para celebrar a arte circense, estará em cartaz na cidade até o próximo domingo (30), a 9ª Mostra de Circo do Recife, com intensa e extensa programação gratuita nos espaços públicos da cidade. Mas o fim de semana reserva também outras surpresas e atrações fora do picadeiro. Vai ter concerto no Paço do Frevo, exposição de artes visuais chegando e se despedindo da cidade, na Galeria Janete Costa, no Museu Murillo La Greca e no MAMAM, além de muita natureza para ser celebrada, preservada e vivida. Só sendo malabarista para aproveitar tudo.



Já tem programação nesta sexta-feira (28). Às 12h, o Paço do Frevo oferece o concerto gratuito Freverve, uma parceria entre o museu, o Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, que apresentará o trabalho de músicos de diferentes países. Henrique Albino (sax/flauta) e Alex Santana (tuba) serão os representantes do Brasil. A Alemanha marca presença com o grupo Conexão Berlin, composto por Thomy Jordi (baixo), Tino Derado (piano), Matthias Trippner (bateria), Andreas Weiser (percussão) e Christian Magnusson (trompete/fliscorne). A apresentação contará também com a participação do multi-instrumentista francês Yves Guet. O acesso é gratuito.


Sexta também será dia de celebrar a universal e secular magia circense. Às 9h, já tem programação da 9ª Mostra de Circo do Recife acontecendo no mesmo Paço do Frevo, que recebe a Oficina de Contorção de Geórgia Bergamim (RJ). Tem ainda espetáculo no Compaz Eduardo Campos, às 10h, e, à noite, o Sítio Trindade recebe a cerimônia de homenagem a José Carlos da Silva, que carrega consigo uma multidão de personagens e habilidades de picadeiro. A programação encerra com apresentação do Disney Circo.


No sábado (29), às 16h, a primeira atração do picadeiro montado no Sítio Trindade será a trupe da Cia. Brincantes de Circo, que apresentará o espetáculo Cabaré. Entre 17h e 19h, não faltarão intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP) no mesmo local. Às 19h, será a vez do espetáculo “O Circo Existe, Olhe pra ele” do American Circo (PE).


A programação da 9ª Mostra de Circo do Recife contará com um reforço de peso e de nariz vermelho no domingo (30): a trupe dos Doutores da Alegria. Às 8h30, eles promoverão o 5º Bobociclismo, no Parque da Jaqueira, de onde sairão em pedalada para celebrar os 15 anos de atividades no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria. Às 13h, haverá a abertura da mostra fotográfica Doutores da Alegria Recife – 15 anos, no grande picadeiro que vai virar a Avenida Rio Branco. Também no domingo, o público vai se deliciar com a feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor) que vai aportar a tarde no mesmo local. Para saber a programação completa, acesse: www.recife.pe.gov.br.


Sem palhaçada nem malabarismo, a Galeria Janete Costa também oferecerá uma programação imperdível neste fim de semana: os últimos dias da mostra Danger, do artista francês Serge Huot. Ele apresenta, até domingo (30), um conjunto de obras que relacionam a prática do surf com questões ambientais urgentes. A galeria funciona das 14h às 20h, no sábado, e das 15h às 19h, no domingo. Contato: (81) 3355-9825.


Na Zona Norte do Recife, no museu Murillo La Greca, a mostra {Centro} o design do dia a dia, assinada por Arthur Braga, convida os recifenses a parar para contemplar as paisagens que o cotidiano se apressa em atravessar. A exposição conta com 31 fotos do centro comercial da cidade, feitas por Jão Vicente e Liêdo Maranhão em diferentes momentos históricos, além de 18 placas confeccionadas pelo letrista Carioca, que trabalha para os comerciantes do Centro, e os tamboretes de Quinha. Gratuita e aberta ao público, a mostra fica em cartaz até o dia 11 de outubro. Informações: (81) 3355-3129.


No Centro da cidade, no MAMAM, a novidade é a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O museu, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, funciona das 13h às 17h no sábado e no domingo. Informações: (81) 3355-6871.


Para quem quiser aproveitar o sábado em meio ao verde e curtir o clima da Mata Atlântica, a pedida é visitar o Jardim Botânico. Além de aproveitar as belezas do espaço, o público vai poder conferir a caminhada poética “Caminhos diversos” que, mesclando poesia e natureza, vai levar os participantes para um passeio especial pelos jardins e pela mata, estimulando o contato e a percepção do solo, folhas e sons que cercam esses espaços. Após a caminhada, os visitantes serão convidados, junto com os arte-educadores, a criar e recitar poemas a partir das experiências vividas no percurso. A atividade acontecerá às 10h. No domingo, o visitante ainda poderá participar de oficina de percussão corporal, caminhada ecológica aos jardins e diversas outras atrações. Aberto de terça a domingo, o Jardim Botânico funciona das 9h às 15h30, com entrada gratuita.

O Econúcleo Jaqueira também convida o visitante a deixar a preguiça e o estresse de lado e curtir o meio ambiente. No sábado, às 11h, terá uma trilha ambiental que percorrerá os caminhos do Parque da Jaqueira, introduzindo ao público as espécies de plantas que habitam o espaço. Logo em seguida, os participantes irão aprender a como cultivar e cuidar de plantas em casas na oficina de horta caseira. Já no domingo, o espaço sedia a oficina de produção de brinquedos de papel que vai utilizar jornais e materiais recicláveis para ensinar os pequenos a criar peças lúdicas. A ação ocorre às 11h. Para participar, basta chegar um pouco antes do início da atividade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil