Grande concerto na Igreja da Sé de Olinda neste domingo - Mais informações sobre o concerto

Foto Orquestra A Trupe Barroca


O mês de setembro será fechado com mais um grande do projeto Relicários: Memórias Do Som”. Desta vez, o palco será a Igreja da Sé, no Alto da Sé de Olinda, que receberá a Trupe Barroca, grupo do Espírito Santo que conta com a regência e o minucioso trabalho de pesquisa do maestro Sérgio Dias e se propõe a levar ao público um trabalho de resgate das músicas dos séculos XVII e XVIII, através de instrumentos de época ou réplicas perfeitas. A iniciativa da série Relicários é incentivada pelo FUNCULTURA, FUNDARPE e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e a entrada para esta apresentação será franca.

A Trupe Barroca foi criada em 2017 pelo músico e sociólogo Washington Luiz Sielemann Almeida, que durante vários anos buscou e adaptou os instrumentos históricos que compõem esta Orquestra. Em Dezembro de 2017, a Trupe Barroca se apresentou pela primeira vez, tendo como solista o contratenor Paulo Mestre. O resultado dessa estreia entusiasmou o público e os músicos, incentivando-nos a continuar o projeto, pensando em agendas mais ousadas.


Fundada originalmente com o nome de Victoria Ensamble, o grupo já se apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Jerzy Milewski (violino), Vanja Ferreira (harpa), Sérgio Dias (flauta), Inácio de Nonno (barítono), Aleida Schweiter (piano), entre outros. Foi a orquestra responsável pela execução da ópera Dido e Eneas(Purcell), em 1999, e pelas apresentações das Quatro estações (Vivaldi) em diversos municípios do Espírito Santo, em ciclos nos anos de 2003 e 2007.  Entre outras apresentações, destaca-se também a execução do Stabat Mater (Pergolesi), durante a páscoa de 1999, lotando a catedral de Vitória.

Solista convidado Natural de San Fernando (Cádiz), Espanha, Alberto Domínguez Gálvez começou seus estudos musicais no conservatório de sua cidade natal na especialidade de saxofone com o professor Miguel Garrido Aldomar. Mais tarde, entra no conservatório de Cádiz, onde ganha o primeiro lugar do II Concurso de Câmera interpretando Hindemith. Ao mesmo tempo, realiza cursos de interpretação no saxofone com professores renomados como Antonio Torres, José Antonio Santos e Miguel Romero. Por seu interesse pela música antiga e, mais especificamente, pela flauta-doce e o repertório dos séculos XVII-XVIII, estuda no mesmo conservatório este instrumento, exercitando junto com o saxofone, dupla especialidade. Recebe suas primeiras orientações sobre a interpretação da música histórica de Guillermo Peñalver. Formado na prática e teoria de flauta-doce fazendo vários cursos com personalidades do mundo da música antiga como Michael Schneider, Vicente Parrilla, Fernando Paz, Paul Leenhouts e Dan Laurin, entre outros. Neste concerto,  Domínguez Gálvez se une à  Trupe Barroca como solista para piccolo e oboé barroco.

Serviço:
Data: 30/09/2018
Local: Igreja da Sé - Alto da Sé - Olinda
Horário: 16h
Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)