Exposição sobre a estética do centro do Recife abre nesta quinta-feira no Museu Murillo La Greca




A exposição ‘{Centro} o design do dia a dia’ traz ao Museu Murillo La Greca, um apanhado de artefatos e imagens que compõem o imaginário cotidiano da região central do Recife. São elementos de origem popular que, comunicativos e práticos, tomam ruas e calçadas, revelando os modos de fazer de pessoas comuns que, longe das cátedras, concebem soluções para o seu viver diário.


O centro da cidade foi escolhido como objeto de estudo devido à sua capacidade ímpar de acolhimento da diversidade. Podemos considerá-lo como um espaço de convergência dos saberes periféricos, onde encontramos potências inventivas, diferentes formas de ocupação do espaço e arranjos comunicativos contra-hegemônicos e próprios de distintos territórios.

Aqui, exibimos trabalhos por vezes anônimos de abridores de letras, como o ‘Carioca’ que há mais de 50 anos atua no ofício; marceneiros, como ‘Quinha do Tamburete’ que diariamente trafega pelo centro vendendo seus bancos feitos de materiais descartados; serralheiros, constantemente procurados para elaborar novas peças; além dos diversos ambulantes, como fruteiros, sapateiros, relojoeiros, entre outros, registrados no passado, por Liêdo Maranhão, e no presente, por Jão Vicente.

Ao ocupar-se da linguagem dos artefatos, a partir de uma visão antropológica, o design busca observar as distintas relações criadas entre coisas e pessoas, percebendo o cotidiano de uma população que faz arte a partir do improviso, que faz muito a partir do pouco, que faz de sua labuta diária o cenário ideal para a produção espontânea de artefatos que insistem em passar despercebidos por nós diariamente.

Serviço
Exposição: {Centro} o design do dia a dia 
Concepção, Pesquisa, Som direto, Curadoria e Expografia: Arthur Braga
Fotografia: Jão Vicente
Direção de Arte: Sara Régia
Mixagem e Masterização: Fabrício Amaral
Montagem: Rômulo Vieira e Rodrigo Pinheiro
Impressão Fotográfica: Studio 81
Apoio: Museu Murillo La Greca // PCR
Abertura:
Quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 19h.
Coquetel+Visitação
Visitação:
Até dia 11 de outubro
Terça a Sexta 09h às 12h ~14h às 17h 
Sábados 15h às 18h
Entrada Franca
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife - PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas