Orquestra Sinfônica leva música erudita gratuita para o Teatro de Santa Isabel


 
Orquestra Sinfônica / Foto Andrea Rego Barros

Nas próximas terça e quarta-feira (21 e 22), serão realizadas duas apresentações gratuitas para jovens estudantes e para o público em geral, com Vicente Fittipaldi, fundador da Orquestra, e Beethoven no repertório

A Orquestra Sinfônica do Recife coloca a música erudita na pauta do Teatro de Santa Isabel na próxima semana. Na quarta-feira (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, oferece o sexto concerto oficial da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica, com Vicente Fittipaldi e Beethoven no repertório. A apresentação será gratuita e aberta ao público, a partir das 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro das 19h em diante. 

No dia anterior, na terça-feira (21), a Orquestra receberá crianças e jovens do Recife e arredores para uma apresentação do projeto Concertos para Juventude, idealizado pelo maestro Marlos Nobre, para formação de público para a música erudita na cidade, que mistura música e conversa sobre composições, compositores e instrumentos eruditos. A aula começa às 10h e tem aproximadamente uma hora de duração. Para participar, é preciso agendar pelo telefone: 3355-3323. 

O repertório das duas apresentações começa contando o primeiro capítulo da história da Orquestra Sinfônica do Recife, com uma obra de Vicente Fittipaldi, seu regente inaugural, intitulada Dança Selvagem. “Apesar de não ter seguido a carreira de compositor, o Fittipaldi não deixou de lado a composição, tendo escrito algumas obras no decorrer de sua carreira como regente. A peça que lembraremos é um exemplo de sua filiação ao nacionalismo musical brasileiro, com sua abertura sinfônica de um batuque frenético e brilhantismo cativante”, adjetiva o atual regente da Sinfônica, Marlos Nobre.

A segunda e última peça do programa preparado pelo maestro para as apresentações será a Sinfonia nº 6 em fá maior, Opus 68 "Pastoral", do consagrado Ludwig Van Beethoven, uma espécie de pintura sonora em que o compositor captura e ousa recriar os sons da natureza. “Ao longo dos cinco movimentos da composição, Beethoven evoca a placidez de um riacho, o canto dos pássaros, o cintilar dos raios e a força explosiva dos trovões. Depois, a pintura musical é clara a ponto de criar, paulatinamente, a progressiva extinção da tempestade e o clarear da terra após o cataclisma. O quinto e último movimento é um canto de ação de graças, entoado com nobreza de sonoridade exemplar, uma magnífica descrição sonora da reconciliação entre homem e natureza”, descreve Marlos Nobre, para quem a “monumental” sinfonia de Beethoven cria uma impressionante e única lógica interna.

Serviço:
Concertos para Juventude
Data: Terça-feira, 21 de agosto
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Inscrições: 3355-3323

Sexto Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 22 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

ORTINHO APORTA EM OLINDA COM SEU NOVO SHOW “REPENSISTA”

“Ariano Suassuna: no teatro da vida”: livro que celebra a vida e a obra de Ariano Suassuna nos 10 anos de sua morte será lançado em Recife