Música e ecologia no fim de semana recifense



Catamarã. Foto: Sol Pulquério
Exposições, passeio de catamarã, arrastão de frevo, concerto musical, caminhada e sarau ecológico animam a programação gratuita preparada pela Prefeitura do Recife para quem quiser aproveitar o fim de semana para se divertir nos espaços públicos da cidade

De atividades ecológicas na Jaqueira e no Jardim Botânico a exposições gratuitas dedicadas à arte e à história pernambucana, além de muito frevo e música erudita. O mês de agosto começa com atividades para todo perfil de recifense na programação gratuita preparada pela Prefeitura do Recife para convidar a população a usufruir de seus momentos de ócio e lazer nos equipamentos e espaços públicos da cidade.

No Recife Antigo, o Paço do Frevo é garantia de diversão no sábado (1) e no domingo (2). O fim de semana começa armorial no equipamento que se dedica à transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, com a apresentação do grupo paranaense Rosa Armorial, às 16h do sábado, na Praça do Frevo, no terceiro andar do museu, com artistas renomados, como Antônio Madureira e Guerra-Peixe, no repertório.

No domingo, a ordem é ferver no equipamento. A partir das 16h, o Arrastão do Frevo recebe Adriana do Frevo e Cia Brasil por Dança, que comemora seus 30 anos de formação, arrastando a multidão ao som dos clarins de momo. O cortejo será embalado pela orquestra do Maestro Carlos.

No Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, os recifenses estão convidados a aprender sobre a história da cidade brincando. Das 9h às 17h deste sábado (1º), crianças e adultos podem participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita. O museu também abre no domingo, com a exposição Cinco Pontas, que conta a história da fortificação recifense. Informações: 3355-9540.

Na Zona Sul, a Galeria Janete Costa, mantida pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife dentro do Parque Dona Lindu, os recifenses podem conferir a exposição gratuita Danger, do artista visual francês Serge Huot. A mostra apresenta um conjunto de obras que relaciona a prática do surf com questões ambientais, para as quais a humanidade precisa olhar urgentemente. A Janete Costa funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Entre em contato por telefone para saber mais: 3355-9825.

Para quem quiser aproveitar o fim de semana para conhecer melhor a cidade, o Projeto Olha! Recife, irá oferecer passeios gratuitos de catamarã e a pé. O roteiro pelo rio será no sábado, a partir das 9h, passando por pontes, construções e manguezais que marcam as paisagens da cidade, pelo encontro do rio com o mar e pela bacia portuária do Recife. No domingo, também a partir das 9h, o roteiro a pé levará os participantes a conhecer a história do Conde da Boa Vista, passando pelo Cais da Alfândega, Palácio do Campo das Princesas e Rua da Aurora, onde está o palacete que foi moradia do Conde. Para participar dos passeios, oferecidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, basta fazer a inscrição pela internet, no sitewww.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (31). 

No domingo, a música clássica toma conta do bairro da Macaxeira, na Zona Norte, com a apresentação gratuita de música erudita, parte da programação do projeto Música na Igreja, também da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O concerto será apresentado pelas crianças e adolescentes atendidos no Centro Social Dom João Costa, a partir das 18h30.

No Jardim Botânico, o domingo será de conexão com a natureza numa caminhada poética pela Mata Atlântica. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, os amantes de plantas poderão participar da oficina gratuita Viveiro de Mudas com Hortas Caseiras. As atividades são gratuitas.
Econucleo -  Foto Lu Streithorst PCR

A oficina Viveiro de Mudas com Hortas Caseiras ensinará desde a seleção de sementes até o cultivo e cuidados com as pequenas plantas que podem ser usadas em casas e apartamentos. Começa às 11h. Para participar, basta chegar um pouco antes do início e garantir vaga.

No Jardim Botânico, a caminhada começa às 9h, com destino ao jardim sensorial, de plantas medicinais e pela mata, estimulando o contato e a percepção do solo, folhas e sons que cercam os espaços. Após a caminhada, os participantes são convidados, junto com os arte-educadores, a criar e recitar poemas a partir das experiências vividas no percurso.

Além das oficinas, a programação se estende no final de semana com atividades voltadas para público de todas as idades, como: meditação, oficina de percussão corporal, contação de histórias, rimas para natureza, trilha ambiental, entre outros.

Confira a programação completa:

Jardim Botânico
Sábado (1º)

9h – Oficina de criação literária: natureza poética
9h30 - Borboletando entra as árvores: trilha ambiental + oficina resíduos sólidos
11h – Jogo Recife Sustentável
13h30 – Faz de conto – contação de histórias em Cordel
14h10 – Oficina de Percussão Corporal
15h – Gincana Ambiental: Jogo das Argolas 

Domingo (2)
9h – Caminhada poética: Caminhos DiVersos
10h – Oficina de RAP: RAPensando a natureza
11h – Caça Palavras Ambiental
13h30 – Rimas para a natureza
14h10 – Oficina de criação: construindo imagens com tangram
15h – Oficina de Haicais ambientais

Econúcleo Jaqueira

Sábado (1º)
9h – Conhecendo o Espaço sustentável + oficina de compostagem
10h– Resíduo nos eixos: oficina de malabares
11h - Oficina sensorial com plantas medicinais
14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais
15h – Trilha Ambiental
16h – Jogo da Memória Ambiental

Domingo (2)
9h – Grupo de meditação Sahaja Yoga
10h - Vivência ambiental de expressão corporal
11h – Viveiro de mudas + Hortas Caseiras
14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais
15h – Trilha Ambiental
16h – Em cena verde: Dom e a máquina do tempo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo