Grupos culturais de Brasília Teimosa e do Pina movimentam o Festival ReConhecer


Israel Amorim, Marcelo Araújo e João Lira, da Banda Flora. 


O evento acontece no próximo dia 1º de setembro com apresentações gratuitas de teatro, dança e música na Praça de São Pedro

Berços de manifestações da cultura popular do Recife, as comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da cidade, tem muito em comum: uma diversidade de grupos que trabalham para espalhar arte e resistência. E é com o intuito de valorizar e incentivar quem movimenta o cenário artístico local, que o Festival ReConhecer, idealizado por produtores das duas localidades, ganha a sua primeira edição na Praça de São Pedro. O evento no próximo dia 1º de setembro vai unir as linguagens de teatro, dança e música, em dois palcos, com apresentações de 15 grupos. A expectativa de público é mais de três mil pessoas.

Na programação está o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa no ano de 1980. Com um portfolio composto por espetáculos de danças populares, o grupo realiza o trabalho de formação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades. O público poderá conferir a apresentação do Maracatu Estrela do Mar, com repertório de canções cantadas por pescadores no ritmo de baque virado, o Maracatu Nação Erê, formado pela garotada, a Orquestra de Frevo do Rubinho e a Cia de Danças Angelita Karollaine, que atua há mais de 20 anos resgatando atividades relacionadas às danças folclóricas.

As apresentações são gratuitas e acontecem simultaneamente em dois palcos, no Maré e no Praia, a partir das 17h. Passa pelo palco Maré, Banda Flora, o grupo teatral Achyles Coqueijo, Panthers e Hunthers. No outro, Richard Thompson, Dani Buckman, O2 MC e Denilson Vieira. “O festival nasce da necessidade dos próprios moradores em reconhecer a riqueza cultural de Brasília Teimosa e do Pina, que juntas possuem mais de 40 grupos culturais. Grande parte é de caráter social, o que ajuda na prevenção da violência e na promoção da Cultura de Paz”, afirma o coordenador geral do Festival ReConhecer, Rogério Ferreira.

A ideia de montar o evento surgiu durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e ministrado pela Proa Cultural. “Após vários exercícios de imersão, debates e análise da cultural local, o grupo participante dessa turma, que é bem heterogêneo e formado por atores, dançarinos, publicitários, cantores e designers, chegou até o formato do projeto. Depois disso, foi realizada a etapa de seleção das atrações, onde tivemos mais de 25 inscritos”, explica o coordenador geral Stone Silva.

Serviço:
Festival ReConhecer
Data: 1º de setembro
Local: Praça de São Pedro, em Brasília Teimosa.
Horário: 17h
Acesso gratuito

Programação:

Palco Maré
17:50 - Maracatu Estela do Mar
18:15 – Banda Flora
18:55  -GTAC
19:30 - Hunthers
20:00 - Deveras
20:35 - Panthers
21:00 - Michelle Monteiro e Angelita

Palco Praia
 17:35 - Maracatu Nação Erê
18:05 - Richard Thompson
18:30 - Dani Buckman
19:40 -Orquestra de Frevo do Rubinho
20:20 – O2 MC
20:50 - Denilson Vieira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa