Exposição que retrata mulheres infratoras da Colônia Penal Feminina do Recife chega à Olinda


 
Priscila Urpia Divulgação

‘Ovelhas’, mostra da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia integra a programação da 4ª edição do Pequeno Encontro Da Fotografia

Mulheres infratoras da colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida popularmente como “Bom Pastor” são retratadas na exposição fotográfica Ovelhas da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. A mostra integra a programação 4ª edição do Pequeno Encontro Da Fotografia que acontece entre 31 de agosto a 2 de setembro no Sítio Histórico de Olinda. A abertura da exposição Ovelhas será no dia 31 de agosto, 19h no Casbah. A curadoria é do fotógrafo Elvio  Luiz dos Santos.
 
Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre as mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 20 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas mulheres em conflito com a lei. 

“O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã”, detalha a fotógrafa sobre sua experiência com as reeducandas.

A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa).

Sobre Priscila Urpia
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo cursa especialização em Estudos Cinematográficos na Unicap. É assessora de imprensa e de comunicação, fotógrafa documental, produtora, realizadora, curadora e distribuidora. Realiza assessorias de imprensa e curadorias de festivais, mostras e projetos de cinema, além de participar de júris de diversos festivais/mostras do país e atua na distribuição de curtas-metragens pernambucanos junto à Tarrafa Produções. Integra a diretoria colegiada da Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/APECI), da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (ARFOC PE) do Movimento CineRuaPE. Atualmente trabalha com o projeto Ovelhas, exposição fotográfica que retrata o universo de mulheres encarceradas da Colônia Penal Feminina do Recife (Bom Pastor) e em seu primeiro livro, Relatos de Ovelhas.

Sobre o Pequeno Encontro de Fotografia
O Pequeno Encontro da Fotografia realizará a sua 4º edição com o tema “O lugar da mulher na fotografia”, e durante três dias buscará de modo imersivo articular a fotografia com outras linguagens e maneiras de trabalhar a imagem. Serão oficinas, leituras de portfólio, palestras, espaço do livro (para compra e venda de publicações), exposições, expedição e projeções fotográficas para fomentar um espaço de troca, reflexão e aprendizado, fortalecendo e incentivando assim, a rede criativa da fotografia no Brasil.

Serviço:
Exposição fotográfica Ovelhas no Pequeno Encontro da Fotografia
Abertura: 31 de agosto | 19h
Visitação: Sexta (31) e sábado (1°) 19h à 1h / Domingo (2) 16h às 22h
Local: Casbah Rua 27 de Janeiro, 7 - Carmo, Olinda - PE
Gratuito 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim