As sereias de Java Araújo em cartaz na Galeria de Artes Corbiniano Lins



Com mais de 20 telas, a mostra Sereia é mulher. E a outra parte, o que ela quiser” será aberta nesta quinta-feira (9/8), às 17h

Voltado para o universo surrealista ao pincelar formas lúdicas e curiosas de sereias, em variadas formas, o artista plástico pernambucano Java Araújo leva para a Galeria de Artes Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro, a exposição “Sereia é mulher. E a outra parte, o que ela quiser”. Mais de 20 pinturas com técnicas mistas e algumas intervenções compõem o acervo, que apresenta nuances de engajamento na luta pela liberdade do público feminino. O vernissage acontece nesta quinta-feira (9/8), às 17h, com a presença do artista.

A exposição foi inspirada na obra “Invenção Coletiva”, do pintor surrealista René Magritte, que subverte a ordem do que se é entendido como sereia. Onde seria o lugar da cauda, estão às pernas humanas e, onde seria o tronco humano, há uma cabeça de peixe. Java não só fez a releitura deste trabalho, como também subverteu a ordem de outras tantas sereias em suas pinturas, onde surge cardume de mulheres-peixes que com liberdade se transformam seguindo suas vontades.
 
O artista fez uma enquete no seu Facebook convidando as mulheres a responderem a pergunta: “Se você fosse uma sereia, qual seria a sua outra metade?”. As repostas foram variadas, desde mulheres aladas a tempestade e vulcões.  “Ultimamente tenho me voltado para este universo surrealista, mas sempre carregando com tinta forte a problemática social, o mundo em que estamos vivendo e encarando diariamente”, explica o artista Java Araújo. As obras estarão à venda na Galeria.

A mostra “Sereia é mulher. E a outra parte, o que ela quiser” poderá ser conferida gratuitamente até o dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados através de agendamento para grupos. A Galeria de Artes Corbiniano Lins fica localizada no Sesc Santo Amaro, na Rua Treze de Maio, nº 455.

O artista – Java Araújo se dedica ao mundo das artes há mais de 20 anos. Transita em universos variados das artes plásticas, cenários para teatro e ilustrações de livros. Em breve lançará um livro de ilustrações, incentivado pelo Funcultura, que faz um apanhado de vários momentos de sua vida como ilustrador.

Galeria – Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebeu o nome em homenagem ao artista José Corbiniano Lins. A abertura apresentou a mostra “Silêncio da Forma” com 30 esculturas, divididas no formato de parede e base. Em 2016, três exposições estiveram em cartaz no espaço: “Um mundo chamado Ferreira”, do artista Ferreira, “Corpo Du Som”, do Luthier Rodrigo Veras, e “Bela Aurora do Recife”, de Wilton de Souza, onde foi apresentado 80 trabalhos, entre gravuras, pinturas, capas de discos e livros resultantes da oficina “Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições”. Em 2017, entrou em cartaz “Antunes Filho: o Poeta da Cena”, de Emidio Luisi, e “Entre ser um e ser muitos”, de Valeria Rey Solto e Habib Zahra, e “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”. Já em 2018, “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha”.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:
Exposição “Sereia é mulher. E a outra metade, o que ela quiser”
Abertura: 9 de agosto
Local: Galeria Corbiniano Lins - Sesc Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro)
Visitação: até 28 de setembro, das 9h às 17h
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas