Acupe Grupo de Dança estreia novo espetáculo

Grupo Acupe de Dança


O amor é tema central da montagem que entra em cartaz nesta sexta-feira (10)

Entre o desenvolvimento de pesquisas, espetáculos, atividades formativas e de inclusão, o Acupe Grupo de Dança completou 10 anos e dá início agora a uma nova montagem que integra o pensamento artístico de uma década. O espetáculo Banquete de Amor e Falta estreia dia 10 de agosto, no Teatro Hermilo Borba Filho, e fica em cartaz ainda dias 11, 12, 17, 18 e 19 sempre às 20h.
Incentivado pelo funcultura, o Banquete propõe levar à público reflexões acerca das possibilidades de amar - nas perspectivas filosófica e psicanalítica -, sobre a criação de movimentos e como essas dinâmicas se modificam. Aos sábados e domingos as apresentações contam com audiodescrição realizada pela equipe da Vouver Acessibilidade.
Uma das referências para a dança numa perspectiva contemporânea em Pernambuco, o Acupe vem desenvolvendo este trabalho de forma colaborativa a partir dos estudos de movimento sobre o Sistema Laban, além da investigação acerca do pensamento de Platão e do psicanalista Jacques Lacan. “O desejo de saber o que é o amor esbarra no que não pode ser dito com palavras”, explica Paulo Henrique Ferreira, diretor. Os cinco intérpretes-criadores - Anne Costa, Henrique Braz, Jadson Mendes, Silas Samarky e Valéria Barros – sobem ao palco e traduzem em movimento esse abismo poético.
Com direção de arte de Marcondes Lima, a cena traz ainda uma junção entre o público e o elenco que compartilham o mesmo ambiente, sem distinções entre palco e plateia, revelando um acolhimento para quem chega. A dramaturgia de Flávia Gomes traz as dicotomias geradas pelo amor – euforia e agonia, sagrado e profano – e refletidas nos corpos, em tempos muitos (passado, presente ou futuro), em experiências distintas e transformadoras.
A trilha sonora original composta por Divan Gattamorta colabora com a cena fazendo chegar ao público um trabalho potente e homogêneo. A montagem terá também um processo de mediação realizado por Flávia Gomes em sessões realizadas para turmas de escolas públicas ou grupos artísticos com agendamento prévio.
As apresentações têm apoio Cultural do Centro Cultural Benfica e colaboração da Vouver Acessibilidade.

Serviço
Banquete de Amor e Falta - Estreia
10, 11, 12/8 | 20h
17, 18 e 19/8 | 20h
Teatro Hermilo Borba Filho
Cais do Apolo, 142
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Lotação máxima: 70 lugares
Classificação etária: 16 anos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas