16º Festival Estudantil de Teatro e Dança – 2018 segue até domingo, 02 de setembro


João Cabral, ator em Epifania

Ainda que não tenha conseguido nenhum tipo de incentivo financeiro do poder público ou da iniciativa privada, o produtor Pedro Portugal vai realizar, a partir da próxima quarta-feira (dia 22 de agosto) e até o dia 02 de setembro, sempre no Teatro Apolo, o 16º Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED), evento que há 16 anos ininterruptos vem abrindo espaço para revelar talentos entre estudantes da rede pública e privada de ensino, entre escolas, universidades, cursos livres e organizações não-governamentais (já passaram pelo evento o Grupo Magiluth e a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, entre muitos outros coletivos ainda iniciantes).

De caráter não competitivo, mas com possibilidade de algum trabalho ser inserido na grade do festival Janeiro de Grandes Espetáculos em 2019, a programação completa deste ano reúne produções estudantis de cidades como Recife, Olinda, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e, pela primeira vez, São Paulo, com ingresso a R$ 15,00 – preço único promocional – para cada espetáculo ou a mostra de coreografias. Vale salientar que deste valor pago, R$ 9,00 é direcionado ao próprio grupo participante, como um estímulo à produção do mesmo. As homenagens desta vez vão para o jornalista e pesquisador do teatro Leidson Ferraz e o coreógrafo, ator e bailarino Black Escobar, que traz à capital pernambucana duas criações coreográficas do seu grupo no Instituto Federal de São Paulo, o IFSP.com Teatro e Dança.

PROGRAMAÇÃO TEATRO

Dia 31 de agosto (sexta-feira), às 19h
A Volta ao Mundo em 80 Dias(Academia Santa Gertrudes – Olinda)
Texto: Gabi Cabral, a partir de adaptação da obra de Júlio Verne
Direção: Gabi Cabral

Nossa história começa no Brasil, contaremos a vocês a jornada do excêntrico Josué, cavalheiro que levava uma vida sem graça, rotineira e pontual, porém um dia, foi desafiado a dar uma volta por todo o mundo em 80 dias. Partiu carregando seu fiel mordomo, Alfredo. Neste universo totalmente desconhecido, o que será que ele vai encontrar por lá? Será que Josué ganhará aposta?

Dia 01 de setembro (sábado), às 16h
Hiato(Universidade Federal de Pernambuco – Recife)
Texto e direção: Danilo Ribeiro dos Santos

É sobre o tempo, sobre o silêncio, sobre papéis e canetas que tentam dizer algo. É sobre apagar todas as luzes e ir para o quarto ouvir uma música. É sobre os nossos olhos e a distância entre eles, é sobre o azul, é sobre eu e você.Em Hiato, o ator Danilo Ribeiro se divide em três personagens. Um autor, a sua consciência e uma personagem de cabelos azuis. Na trama um autor é perseguido por sua consciência, e enquanto escreve o autor vai dando vida a uma personagem misteriosa de cabelos azuis.

Dia 01 de setembro (sábado), às 20h
Holograma da Saudade(Fafire – Recife)
Texto: colagens de obras de Khalil Gibran, Nietzsche, Manoel Bandeira, Maria Eduarda e Hugo Severo.
Direção: Flávio Renovatto
Holograma de Saudade é uma pequena récita, que no espaço poético da representação, pretende ligar os espaços, preencher os vazios dos seres humanos. Com o auxílio da poesia, da música e da dramaticidade que estão contidas deles.Elenco: Eduarda Rocha e Hugo Severo

Dia 02 de setembro (domingo), às 16h, na rua do Apolo, em sessões curtas e contínuas
Mini Festival de Mini Criaturas Animadas (Universidade Federal de Pernambuco – Recife)
Direção: Izabel Concessa Arrais
Texto: criação Coletiva

Dia 02 de setembro (domingo), às 16h
Era uma vez na Terra Encantada(Individual Model – Recife)
Texto e direção: Sílvio Romero

Comédia infanto-juvenil que retrata a vida cotidiana das princesas encantadas que estão perdidas na floresta enquanto crianças que querem ser escritoras no futuro. As princesinhas ficam surpresas ao saber que existe uma porção mágica na floresta para se tornarem adultas. Sendo assim resolvem procurar a mesma.Lá, encontram João e a Maria, deixados por seus pais, nascendo assim uma grande amizade.

Dia 02 de setembro (domingo), às 20h
Epifanias do Corpo (Escola Municipal de Arte João Pernambuco – Recife)
Texto: criação coletiva
Direção: Eduardo Bringuel e Patrícia Barreto

O corpo tem sua própria percepção e intuição. Tem reflexos e movimentaçõesindependentes da consciência. E em Epifanias do Corpo, ele ganha a liberdade da criação. Se torna o guia que expressa uma mensagem simbólica e conversa com o inconsciente, o primitivo. Essa montagem cênica é o resultado de uma construção coletiva das/dos estudantes do Curso Profissional em Teatro, da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, a partir da obra de Clarice Lispector.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil