Sexta-feira (06) é dia de Roda de Samba Autoral de Pernambuco


 Com doze anos de existência, a Roda de samba autoral evidencia-se como o grande reduto do samba pernambucano.

A roda de samba autoral de Pernambuco tem atraído muita gente que gosta das raízes, do samba criado por compositores locais e, assim, nesta sexta-feira, 06, das 19 às 22hs, sambistas se reúnem no Espaço Cultural Bar Mamulengo para animar a noite e também para homenagear um dos fundadores da Roda, Paulo Perdigão.
Os convidados desta sexta-feira são Selma do Samba, Neguinho da Samarina e Manoelzinho da Gigante, além do próprio Paulo Perdigão. Não há couvert artístico.

Selma do Samba está na Roda nesta sexta-feira


"Isso aqui não trata-se apenas de um encontro musical, o que fazemos aqui é política. É um processo de resgate cultural onde o que prevalece são os compositores que geralmente não tem espaço nos grandes meios. Criamos oportunidade para que os compositores de samba pernambucanos mostrem seus trabalhos. Queremos criar oportunidade para a divulgação do samba feito aqui pelos músicos de Pernambuco", assim resume  o cantor e compositor Paulo Perdigão o que são os encontros da mesa de samba autoral. Carioca, Perdigão veio para Recife a cerca de duas décadas e aqui chegando deu continuidade a grande paixão que ele não abdicou nesta sua vinda: o samba.

Neguinho da Samarina também faz a festa do samba desta sexta(06)


Em 2006, Perdigão soma forças com mais alguns compositores para a concretização de uma espécie de trincheira do samba e criam juntamente com nomes como Neguinho da Samarina, Tadeu Júnior, Rui Ribeiro e Dona Selma do Samba o coletivo intitulado de Mesa de Samba Autoral de Pernambuco, evento que hoje agrega novos compositores e mantendo viva a chama da proposta inicial do projeto que é a luta pelo reconhecimento do autor e sua obra. 
Paulo Perdigão, o sambista

A única exigência para fazer parte da roda é ter uma ligação coerente com o ritmo como relata Rui Ribeiro. “É fundamental que os participantes da Mesa tenham uma produção própria de sambas e um pensamento solidário e horizontal”, diz o músico.

Serviço:
Roda de Samba Autoral de Pernambuco
Sexta-feira (06)
19 às 22hs
Espaço Cultural Bar Mamulengo. Praça do Arsenal. Recife Antigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife