Mostra de Quadrilha Junina alegra o Ibura neste final de semana



Grandes quadrilhas, inclusive as vencedoras dos concursos promovidos pela Prefeitura do Recife neste ano, participam do evento que ocorrerá a partir das 18h no sábado (14) e no domingo (15)

O Ciclo Junino 2018 do Recife só termina neste final de semana. O UR-2, no Ibura, vai receber a III Mostra de Quadrilha Junina – Comunidade Amiga das Tradições Culturais, promovida pela comunidade com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura da cidade e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A festa será realizada na Rua Angra dos Reis, s/n, na quadra pertencente às escolas Padre Lebret e Jordão Emerenciano. A mostra receberá oito apresentações tanto no sábado (14) quanto no domingo (15), totalizando 16 grupos. Em cada dia, os espetáculos começam às 18h; os últimos grupos fazem a farra a partir das 22h30.


Grandes nomes do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, ambos promovidos pela Prefeitura do Recife neste ano, participam do evento que fecha o São João da cidade. A grande vencedora do concurso adulto, a Lumiar, desfila às 22h30 do domingo encerrando a mostra do Ibura. A quadrilha levará para a quadra o tema “Na Festa de Santo Antônio, Solteira é que não fico”, que fala de fé e de festa, de amor e de crenças populares.

A segunda colocada da competição adulta, Dona Matuta, também está na programação para a alegria do UR-2. O grupo recorda o público da fama da Feira de Caruaru, com o tema “De Tudo que Há no Mundo”, às 21h55 do domingo. Já a Junina Tradição, terceira colocada no concurso de adultos, apresenta o tema “São João em Saruê”, inspirado no poema A Viagem ao País de São Saruê, de Manuel Camilo dos Santos. A história contada é sobre um lugar distante e de natureza exuberante, onde não existe pobreza, cenário ideal para uma animada festa de São João. O espetáculo ocorrerá às 22h30 do sábado.

A Quadrilha Origem Nordestina, quinta colocada no 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, vai animar o público a partir das 21h55 do sábado. Com o tema “Rainha, o casamento de Oxum”, o grupo vai tratar de um romance entre uma jovem católica com um ogã, evidenciando a questão da liberdade religiosa.

As quadrilhas infantis também fazem parte desta festa. A grande vencedora do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, Junina Menezes da Roça, vai desfilar em grande estilo às 19h35 do domingo. Com o tema “Acredite. Tudo tem seu tempo”, o grupo mostra uma adaptação do clássico Cinderela aos festejos juninos.  A que ficou em segundo lugar na competição, Junina Sapeca, vai se apresentar no evento sábado às 19h35. O tema do grupo é “Nem tudo é o que parece ser”, e farão um importante alerta sobre os perigos do uso das redes sociais por crianças sem o devido acompanhamento dos pais. 

Por fim, a Junina Brincant’s Show Mirim, terceiro lugar na disputa, se apresentará no evento domingo às 19h. A proposta é contar a história e um bonequeiro, cujas criações ganham vida à meia noite do dia de São João para convencer os netos dele do valor das brincadeiras à moda antiga. 

A programação é extensa. Confira a lista completa:

Sábado (14)
18h – Grupo de Dança Cultural Recifogosa
19h – Quadrilha Infantil Junina Matutinho Dançante
19h35 – Quadrilha Infantil Junina Sapeca
20h10 – Quadrilha Junina Arrocha o Nó
20h45 – Quadrilha Junina Traque
21h20 – Quadrilha Junina Mandacaru
21h55 – Quadrilha Junina Origem Nordestina
22h30 – Quadrilha Junina Tradição
Domingo (15)
18h – Banda Culé de Xá
19h – Infantil Junina Brincant’s Show
19h35 – Infantil Junina Menezes na Roça
20h10 – Junina Raio de Sol
20h45 – Junina Zé Matuto
21h20 – Junina Matutada
21h55 – Junina Dona Matuta
22h30 – Junina Lumiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente