Exposição ExistenCidades é prorrogada no MAMAM

ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa

Questionando a forma como o concreto está avançando sobre o convívio e sobre o afeto nas grandes cidades, mostra conta com 13 imagens assinadas pelo fotógrafo Beto Figueiroa e fica em cartaz até 12 de agosto

Foi prorrogada a temporada da exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães  (MAMAM). A mostra gratuita, que seria encerrada no próximo domingo, segue em cartaz até o próximo dia 12 de agosto, provocando uma reflexão sobre texturas e espaços urbanos.

Na exposição, realizada pela Jaraguá Produções com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, o fotógrafo apresenta ao público um conjunto de 13 imagens coloridas, expostas em formato de lambe-lambe, que foram captadas em diversos lugares por onde ele passou, como Lajedo, Maceió, Mossoró, Goiana, Recife, Porto de Pedras, Serrita, Bonança e Ilha de Marajó.


Para questionar a forma como o concreto está avançando sobre o convívio e sobre o afeto nas texturas urbanas atuais, as imagens são apresentadas ao público entre andaimes de construções vazados, em um projeto cenográfico assinado por Luciana Calheiros e Aurélio Velho, da Zolu Design.

Além das imagens, a narrativa da exposição é reforçada por textos assinados pelo músico Jr. Black. São cinco textos, escritos em primeira pessoa, que narram histórias inventadas por Black para os personagens e cenários retratados por Beto. “Queria que as fotos falassem”, explica Beto Figueiroa, que usa ainda projeções para dialogar com as fotos e textos.

Sobre Beto Figueiroa – Tendo passado parte da infância na histórica cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, Beto Figueiroa foi criado na barra da saia de Mãe Ná, sua cega e longeva avó, que ensinou a ele sobre a possibilidade de enxergar a vida sem usar os olhos.

Com trabalho reconhecido pelas principais premiações do fotojornalismo nacional, como Vladimir Herzog, Beto participou de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, além de ter seu trabalho sido divulgado em inúmeros livros e revistas. Em 2007, esteve entre os dez brasileiros escolhidos pela Fototeca de Cuba e pelo Instituto de Mídia e Arte – Imea (SP) para representar a fotografia brasileira, sendo o mais jovem da seleção na mostra “Mirame – uma ventana da fotografia brasileña”, em Havana. Em 2014, lançou a exposição "Morro de Fé", com curadoria de Mateus Sá, formada por 25 fotografias coloridas e em preto e branco, impressas em grandes formatos, ocupando paredes e telhados com até 14 metros de largura. Em 2016, lançou o livro “Banzo” pela editora Olhavê.

Serviço:
Exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa
Data: Até 12 de agosto
Local: MAMAM, na Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife
Estrada gratuita
Informações:  3355-6871


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii