terça-feira, 19 de junho de 2018

Música erudita em cartaz hoje e amanhã no Teatro Santa Isabel


Hoje, terça (19) e quarta-feira (20), o Teatro de Santa Isabel recebe a Orquestra Sinfônica do Recife, que realizará o projeto Concertos para Juventude e o terceiro concerto oficial do ano, como mais popular entre os compositores eruditos no repertório: Mozart
Foto: Andrea Rego Barros. Arquivo PCR

Enquanto o Recife todo participa do ciclo é junino, outras produções culturais continuam preenchendo a agenda cultural daqueles que são aficcionados às artes de um modo geral. Assim, a Orquestra Sinfônica do Recife tem dois compromissos marcados com o público: a aula-espetáculo Concertos para Juventude e o terceiro concerto oficial da temporada 2018. As apresentações, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, serão gratuitas, realizadas no Teatro de Santa Isabel, nesta terça (19) e quarta-feira (20), respectivamente.
 
A programação de hoje (terça, 19) começa cedo. Às 10h, o maestro Marlos Nobre e seus músicos recebem crianças e jovens para uma aula sobre instrumentos, sonoridades, composições e compositores eruditos de todo o mundo, com o objetivo de formar público para a música clássica e para o teatro, espaço de celebração e exercício da arte, onde muitos dos jovens que participam do projeto jamais haviam estado. Criado pelo maestro, o projeto Concertos para Juventude precede todo mês as apresentações oficiais da Orquestra. Para participar da aula, é preciso fazer a inscrição pelo telefone 3355-3323.
 
Foto Daniel Tavares. Arquivo PCR

Amanhã, quarta-feira, recifenses de todas idades estão convidados para o terceiro concerto oficial da temporada 2018. A apresentação começa às 20h e é gratuita. Para assistir, basta chegar com uma hora de antecedência e retirar o ingresso na bilheteria.
 
No programa preparado pelo maestro Marlos Nobre para as apresentações estão Robert Schumann e o mais popular entre os compositores eruditos: Mozart, de quem será executada a abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro) para orquestra, classificada pelo maestro como uma obra leve, instigante e poderosa, uma peça fundamental para a popularização da ópera no mundo, além de uma das mais belas composições eruditas já produzidas.
 
Ópera cômica em quatro atos, a obra foi escrita em 1786, baseada em um libreto italiano escrito por Lorenzo da Ponte. “A história conta como os empregados da corte, Figaro e Susanna, conseguiram se casar. Eles tiveram a cumplicidade de um outro empregado, o mais ilustre da corte, o Conde Almaviva, que depois seduziria Susanna, ensinando a ela sua peculiar noção da fidelidade”, explica o maestro Marlos Nobre.
 
Do repertório de Robert Schumann, será executada a Sinfonia nº 3 em mi bemol maior Renana, a terceira sinfonia do compositor, que, na época, profetizou que o 4° movimento haveria de tocar o coração do público. “O 4º movimento é possivelmente um dos mais belos jamais escritos por Schumann, com sua dramaticidade eloquente e a exploração magnífica dos instrumentos de metal, desenvolvido como um canto solene e dramático.”
 
 Serviço

Concertos para Juventude

Data: Terça-feira, 19 de junho
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Inscrições: 3355-3323

Terceiro Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 20 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro,uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322






Nenhum comentário:

Postar um comentário