Fundação Joaquim Nabuco lança, hoje, Fórum de Justiça, Segurança e Garantia de Direitos


Fórum será espaço permanente de articulação de Políticas Públicas inovadoras na área de Justiça e Segurança Pública

Nesta terça-feira (05), a Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco lança o Fórum Ronidalva Melo de Justiça, Segurança e Garantia de Direitos. Pensado para ser uma iniciativa permanente, o Fórum vai discutir soluções para o problema do crime e da violência no Nordeste, mobilizando os principais órgãos e instituições que atuam na área, como o Fórum Popular de Segurança Pública e o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP).

Como destaca o cientista social e consultor da Fundaj, Rafael Sales, o Fórum Ronidalva Melo vai reunir especialistas para pensar ações de segurança e garantia de Direitos Humanos na região. Entre os assuntos a serem abordados estão as estratégias para a diminuição dos índices de assassinatos em Pernambuco e estados adjacentes.  Segundo dados do Mapa da Violência divulgado em 2016, só em 2014 quase metade (43,26%) dos homicídios ocorridos no Brasil aconteceram na região Nordeste.

“O objetivo do Fórum é potencializar ações que estavam sendo feitas separadamente pelas instituições e ampliar seu alcance, conectando atores estratégicos no Nordeste e demonstrando que somos capazes de construir juntos soluções eficazes, com base em evidências científicas, e reafirmando a vocação histórica da Fundação Joaquim Nabuco de impactar positivamente o mundo”, explicou.

No lançamento, o Fórum contará com a palestra do secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri. Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Balestreri coordenou uma série de estratégias que ajudaram a diminuir os indicadores de violência do estado de Goiás. Entre março de 2017 e janeiro de 2018, comparado ao mesmo período iniciado em 2016, Goiás reduziu em 11,24% os índices de homicídio e em 16,19% as tentativas de assassinato. Além disso, também diminuiu em 32,61% os roubos a comércio no estado e em quase 25% os casos de latrocínio.

O evento é gratuito e acontecerá no prédio da Fundaj, no Derby, área central do Recife. A programação da manhã é aberta ao público e, à tarde, será realizada a 1ª Reunião Técnica do Fórum Ronidalva Melo, fechada para convidados do Fórum. A reunião contará com a participação de entidades locais, profissionais e especialistas de Segurança e Direitos Humanos.

SERVIÇO
Lançamento do Fórum Ronidalva Melo de Justiça, Segurança e Garantia de Direitos

Data: 05 de junho de 2018
Horário: 9h30 às 12h
Local: EIPP/Fundação Joaquim Nabuco - Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Mais Informações: eipp.fundaj.gov.br | 81 3073 6635 | eipp@fundaj.gov.br
Contato para Imprensa: Jaqueline Fraga - 81 3073-6721 | jaqueline.fraga@eipp.me

PROGRAMAÇÃO

Manhã (Aberto ao Público)
9:30 - 9:45h - Abertura
9:45h - 10:00h - Apresentação institucional da EIPP e do Fórum
10:00 - 12:00 - Palestra: Segurança Pública com base em evidências - O Caso de Goiás (Ricardo Balestreri)

12:00 - 14:00 - Almoço

Tarde (Convidados do Fórum)
14:00 - 18:00 - 1ª Reunião de estratégica do Fórum Ronidalva Melo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente