Fotógrafa Ana Araujo lança livro sobre a cultura indígena das loiceiras de Tacaratu



 
Ana Araujo


Nascida na cidade de Tacaratu, berço dos índios Pankararu, no Sertão de Pernambuco, a fotógrafa Ana Araujo construiu uma carreira de projeção nacional trabalhando com fotojornalismo em grandes veículos brasileiros, mas nunca cortou a relação umbilical com sua terra natal. Nos últimos 30 anos, a grande inspiração da fotógrafa continuou sendo o Sertão e o povo de Tacaratu, expressão de sua própria identidade cultural. Na tarde deste sábado, 30 de junho, Ana Araujo lança, no Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão, fotolivro em que retrata, com a sensibilidade de quem também é parte da história, o trabalho importante e árduo das cada vez mais raras loiceiras sertanejas. O evento de lançamento do livro começa a partir das 15h30 e vai até às 17h.  


Além de documentar um ofício com risco de extinção como o das fazedoras de loiças, ou louças (peças de barro como panelas, potes, tachos e cuscuzeiras), Ana Araujo revela o valor cultural da cerâmica utilitária de tradição indígena Pankararu, enquanto patrimônio histórico imaterial dos primeiros habitantes do Sertão pernambucano. Essa sua obra com recorte de gênero apresenta imagens de mulheres que por toda uma vida conseguiram criar seus filhos transformando barro em utensílios domésticos, perpetuando o saber ancestral que aprenderam com suas mães e avós, e continuam ensinando suas filhas e netas.  

Dos 1 mil exemplares desta primeira tiragem, mais da metade foi destinada a doações para escolas e universidades públicas, bibliotecas, entidades e pontos de cultura, principalmente do Sertão de Pernambuco. O restante será vendido com 20% do valor destinado às loiceiras retratadas no livro e que continuam em atividade em Tacaratu. “Desejo que esse meu primeiro fotolivro também possa ajudá-las nessa grande luta pela sobrevivência, divulgando sua arte e na articulação de apoios por meio de um projeto de economia criativa que pretendo realizar através da Prosa – Projetos para o Semiárido, associação de mulheres que idealizei e ajudei a fundar há 13 anos em Tacaratu”, diz Ana.

As Loiceiras de Tacaratu é bilíngue (português e inglês), tem 112 páginas em papel couchê, capa dura e 67 fotografias coloridas e em preto e branco, e foi impresso na Editora e Gráfica Facform, na cidade do Recife. O texto e a edição de fotos, é da jornalista e crítica de Fotografia Simonetta Persichetti e a pesquisa histórica assinada por Bartira Ferraz Barbosa, docente da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. O design e a produção gráfica do livro é de Isabela Faria e o projeto contou com a produção executiva de Bianca Pimentel. A edição bilíngue (português/inglês) tem tradução de Sarah Bailey e a revisão de textos de Tatiana Portela. O tratamento das imagens foi feito por Robson Lemos.

Serviço:
Lançamento do fotolivro “As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão”, de Ana Araujo
RECIFE
Dia 30 de junho (sábado), das 15h30 às 17h
Centro Cultural Cais do Sertão, (Sala Caixa de Poesia)
Armazém 10 - Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife Antigo
Mais informações: (81) 4042-0484
Entrada gratuita.
Preço do livro: R$ 60,00.
As vendas serão feitas nos lançamentos e diretamente com a autora:
Instagram: @fotoanaaraujo - Facebook: fotoanaaraujo  Whatsapp: (81) 99663-3710.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii