Anderson do Pife e Banda Zé do Estado levam a tradição do pífano para o circuito Aurora Instrumental




Grupo representa a música instrumental regionalista e se apresenta quarta-feira (20), às 19h30, no Teatro Arraial Ariano Suassuna

Representantes da música instrumental regionalista, Anderson do Pife e a Banda Zé do Estado defendem a tradição do pífano na programação do circuito Aurora Instrumental. O grupo apresenta nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, o show Raízes Invertidas, trabalho que estabelece um diálogo entre o tradicional e o moderno e faz um passeio pelo cancioneiro das bandas de pífanos, mesclando com peças de ícones da música popular nordestina. Anderson do Pife (concertina, direção e produção musical), que assumiu a liderança da banda nos últimos anos, toca ao lado dos mestres Júnior Francês (caixa de guerra), Bastos (zabumba), Zé Gago (pratos) e Tonho (pandeiro).

Com a experiência de quem já levou a arte musical tradicional de transmissão oral dos pífanos para mais de trinta países, além de Patrimônio Cultural de Caruaru, a banda Zé do Estado foi herdada dos antepassados do Sr. José Feliciano Rodrigues (Mestre Zé do Estado). Fundada no ano de 1930, a banda de pífanos teve sua concepção, enquanto instituição artística, dentro da Feira de Caruaru, no ano de 1945. A banda Zé do Estado tocou e gravou com mestres da música popular nordestina, como Azulão, Jacinto Silva, Jackson do Pandeiro, Manoel Maurício e Dominguinhos, e ainda participou de filmes, tornando-se uma das entidades culturais do país de maior representatividade na proteção e difusão da arte musical dos pífanos.

Aurora Instrumental:
Nasce no Recife um espaço legítimo da música instrumental, o circuito Aurora Instrumental. Aurora é paisagem e geografia da capital pernambucana. Também é o nome da tradicional rua do Centro do Recife, paralela ao Rio Capibaribe, e o endereço do Teatro Arraial Ariano Suassuna, local onde ocorrerão todos os 20 espetáculos musicais da primeira edição do circuito - dividido em duas temporadas. O evento, contemplado pela seleção pública do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), busca se posicionar como importante palco de expressão da diversidade, tradição e renovação da música instrumental e propõe o encontro do público com músicos e grupos instrumentistas de alta qualidade técnica e artística. A primeira temporada de concertos é realizada toda quarta-feira, de 18 de abril a 20 de junho, sempre às 19h30, e com ingressos a preços populares.

 Serviço:
Aurora Instrumental apresenta Anderson do Pife e Banda Zé do Estado
Dia: quarta-feira (20/06)
Horário: às 19h30
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista, Recife – PE)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Vendas: Bilheteria do Teatro Arraial (abre 1 hora antes do show) e no https://www.sympla.com.br/aurorainstrumental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado