Mostra “No Coração de Maio de 68” em exposição no IRB


Boulevard Saint-Michel. Foto: Philippe Gras

 Estão expostas 43 fotografias e dois filmes documentários que retratam momentos de maio de 1968, na França.

O Instituto Ricardo Brennand segue com seu calendário anual de exposições e traz para Pernambuco, a mostra original, em turnê nacional, “No Coração de Maio de 68”, que ficará em cartaz até 22 de julho, na Pinacoteca. Esta exposição marcará o 50º aniversário das manifestações e greves ocorridas em maio de 68, na França.

Esta mostra consiste em dois módulos: um conjunto de 43 fotografias tiradas durante os eventos de maio de 1968, pelo renomado fotógrafo Philippe Gras, e por uma série de dois filmes documentários intitulados “Maio de 68, uma estranha primavera” do historiador e cineasta Dominique Beaux.

Na noite de 24 de maio, o fogo torna-se uma das armas dos manisfestantes. 
Foto:Philippe Gras


As obras que estão expostas compõem um projeto liderado pela Associação dos Amigos de Philippe Gras e pela Produtora Filmes dos Quatros Planetas e conta com o apoio do Institut Français e da Aliança Francesa.



Praça Denfert-Rochereau, em cima do Leão de BelfordFoto:Philippe Gras




O relatório fotográfico de Philippe Gras difere de toda a documentação já conhecida. Em primeiro lugar, pela qualidade artística de suas imagens, depois pelo olhar empático e distanciado, focado nos momentos capturados. Porém seus arquivos só foram descobertos após seu desaparecimento em 2007. Já a série de Dominique Beaux permite reler os acontecimentos pelo prisma de testemunhos de atores da política, de partidos, do serviço civil e de unidades de campo, e ajuda a entender os pontos fortes e fracos de uma ordem social.

Os Intelectuais do Maio de 68
Aproveitando o gancho, o Instituto Ricardo Brennand vai promover entre os dias 26 e 29 de junho, das 8h às 12h30, o curso “Os intelectuais do maio de 68”, que faz parte da 12ª edição do Para Ler.

O objetivo é fazer uma leitura dos intelectuais que vivenciaram o maio de 68, na França, como Edgar Morin, Gilles Deleuze, Pierre Nora, Michael Foucault, entre outros. O curso será ministrado pelo prof. Dr. François Dosse e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.institutoricardobrennan.org.br. Mais informações pelo (81) 2121.0352 

Serviço:
Exposição No Coração de Maio de 68
Local: Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand, Alameda Antônio Brennand, S/N – Várzea.
Visitação: de 22 de maio a 22 de julho
Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h.
Ingressos: R$ 30,00 (inteiro) e R$ 15,00 (meia entrada) - Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória.
Informações: (81) 2121.0352/ 0365





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil