Forrozão do Galo da Madrugada festeja a cultura e o folclore em sua 10ª edição


Evento será realizado no começo de junho e trará várias atrações

O Galo da Madrugada anunciou o seu novo plano de ações para a 10ª edição do Forrozão do Galo, que acontecerá nos dias 1º e 02 de junho, no bairro de São José, situado no centro do Recife. Com muitas novidades, este ano o festejo junino pretende exaltar a cultura e o folclore nordestino, visando difundir e fomentar todas as manifestações culturais relacionadas a este período, valorizando também as riquezas e particularidades presentes em cada região do estado de Pernambuco. O evento é gratuito e direcionado para todas as idades. A estimativa de público ultrapassa as 60 mil pessoas para os dois dias de festa.

A sua principal temática está voltada para o período de plantio e colheita do milho, que será celebrada através de um lindo cortejo cênico, agregando diversos elementos típicos do Nordeste, como música, contexto sociocultural e artesanal. Além disso, o mês também é de devoção religiosa, por isso homenageará os principais Santos do ciclo junino: São José, que intercede pelas famílias; Santo Antônio, popularmente conhecido como o Santo casamenteiro; São João, o padroeiro festejado; e São Pedro.

O cortejo desfilará pelas ruas do Recife, bairro de São José e realizará um percurso de aproximadamente 2km, composto pelos principais elementos tradicionais da época: Bacamartes, bandeiras representando os Santos, estrela de São João; andor de São João, balões iluminados, grupos de pífanos e xaxado; bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, carroça de cavalo cenográfico com noivos, fogos de artifício e trio elétrico. Um verdadeiro compilado de cultura, história e tradição.

O grande trunfo do festival são os polos culturais, que estarão localizados ao redor da Praça Sérgio Loreto, e sediarão diferentes manifestações populares. Ao todo, serão seis polos: Polo instrumental, que levará toda a riqueza da música instrumental nordestina - Baião, Xote, Xaxado com participação de bailarinos para interagir com o público; Polo Raízes, com performances de grupos folclórico de coco, repente, embolada e ciranda; o Polo Infantil das danças, que promoverá uma apresentação de quadrilhas juninas; o Polo Gastronômico ofertará barracas com comidas típicas dos festejos juninos; o Polo das Artes exibirá a beleza de uma cidade cenográfica, com exposição de artesanato e outros elementos; e o Polo do Forró, com shows e apresentações.

“Para nós, o São João é uma data tão importante quanto o carnaval; este período é carregado de tradições regionais, e é importante reforçar esse contexto para que possamos valorizar e perpetuar esses costumes”, conta Rômulo Meneses, Presidente do Galo da Madrugada.

Além dos festejos, oForrozão desenvolve algumas ações sociais que visam a inclusão dos moradores das comunidades carentes adjacentes, com parcerias firmadas com grupos de reciclagem e a disponibilização de barracas e alimentos subsidiados para que os mesmos possam trabalhar, se divertir e garantir uma renda extra.

 Serviço:
Forrozão 2018
Local: Praça Sérgio Loreto - São José, Recife - PE
Data: 1º e 2 de junho
Horário: a partir das 18h.

Informações: (81) 3224-2899

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife