terça-feira, 29 de maio de 2018

Forrozão do Galo da Madrugada festeja a cultura e o folclore em sua 10ª edição


Evento será realizado no começo de junho e trará várias atrações

O Galo da Madrugada anunciou o seu novo plano de ações para a 10ª edição do Forrozão do Galo, que acontecerá nos dias 1º e 02 de junho, no bairro de São José, situado no centro do Recife. Com muitas novidades, este ano o festejo junino pretende exaltar a cultura e o folclore nordestino, visando difundir e fomentar todas as manifestações culturais relacionadas a este período, valorizando também as riquezas e particularidades presentes em cada região do estado de Pernambuco. O evento é gratuito e direcionado para todas as idades. A estimativa de público ultrapassa as 60 mil pessoas para os dois dias de festa.

A sua principal temática está voltada para o período de plantio e colheita do milho, que será celebrada através de um lindo cortejo cênico, agregando diversos elementos típicos do Nordeste, como música, contexto sociocultural e artesanal. Além disso, o mês também é de devoção religiosa, por isso homenageará os principais Santos do ciclo junino: São José, que intercede pelas famílias; Santo Antônio, popularmente conhecido como o Santo casamenteiro; São João, o padroeiro festejado; e São Pedro.

O cortejo desfilará pelas ruas do Recife, bairro de São José e realizará um percurso de aproximadamente 2km, composto pelos principais elementos tradicionais da época: Bacamartes, bandeiras representando os Santos, estrela de São João; andor de São João, balões iluminados, grupos de pífanos e xaxado; bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, carroça de cavalo cenográfico com noivos, fogos de artifício e trio elétrico. Um verdadeiro compilado de cultura, história e tradição.

O grande trunfo do festival são os polos culturais, que estarão localizados ao redor da Praça Sérgio Loreto, e sediarão diferentes manifestações populares. Ao todo, serão seis polos: Polo instrumental, que levará toda a riqueza da música instrumental nordestina - Baião, Xote, Xaxado com participação de bailarinos para interagir com o público; Polo Raízes, com performances de grupos folclórico de coco, repente, embolada e ciranda; o Polo Infantil das danças, que promoverá uma apresentação de quadrilhas juninas; o Polo Gastronômico ofertará barracas com comidas típicas dos festejos juninos; o Polo das Artes exibirá a beleza de uma cidade cenográfica, com exposição de artesanato e outros elementos; e o Polo do Forró, com shows e apresentações.

“Para nós, o São João é uma data tão importante quanto o carnaval; este período é carregado de tradições regionais, e é importante reforçar esse contexto para que possamos valorizar e perpetuar esses costumes”, conta Rômulo Meneses, Presidente do Galo da Madrugada.

Além dos festejos, oForrozão desenvolve algumas ações sociais que visam a inclusão dos moradores das comunidades carentes adjacentes, com parcerias firmadas com grupos de reciclagem e a disponibilização de barracas e alimentos subsidiados para que os mesmos possam trabalhar, se divertir e garantir uma renda extra.

 Serviço:
Forrozão 2018
Local: Praça Sérgio Loreto - São José, Recife - PE
Data: 1º e 2 de junho
Horário: a partir das 18h.

Informações: (81) 3224-2899

Nenhum comentário:

Postar um comentário