Sesc comemora 20 anos do Sonora Brasil com lançamento de programação nacional no Recife

Coco de Tebei - Foto: Danilo Galvão

Maior projeto de circulação musical do país, iniciativa terá início este ano com exposição em Casa Amarela e concerto no Teatro Barreto Júnior. Entrada é gratuita

Tendo como missão difundir e valorizar a diversidade cultural brasileira, o Sesc vai lançar esta semana, no Recife, a programação nacional do Sonora Brasil, projeto de circulação musical que completa 20 anos em 2018. O lançamento da ação será marcado pela abertura de uma exposição inédita no Sesc Casa Amarela, nesta quinta-feira (26/04), e um concerto dos grupos União Josefense (SC) e Coco de Tebei (PE) no dia 28, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, Zona Sul. Para os dois eventos, a entrada é gratuita.


Maior iniciativa de circulação musical do país, o projeto completa duas décadas tendo realizado 5.726 apresentações de 85 grupos em mais de 150 cidades, com um alcance de 600 mil espectadores. “O Sonora busca despertar o interesse para a produção musical que está fora dos grandes eixos, divulgando expressões musicais identificadas com a história da música no Brasil. Este ano vai passar por 97 cidades, com 372 concertos, reforçando sua principal característica que é circular com uma ampla programação em todo o país”, destaca Gilberto Figueiredo, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Na capital pernambucana, o ponto de partida será dado na quinta-feira (26/04), com a abertura da exposição “Experiência Sonora Brasil” na galeria do Sesc Casa Amarela, na Zona Norte da cidade. Organizada em quatro linhas de abordagem (Tradição, Criação, Recriação e Expressão), a mostra traz um acervo de imagens de grupos e concertos realizados desde a concepção do projeto, em 1998.

“A exposição é um recorte não só do que tem sido feito ao longo desses anos como também da própria diversidade musical do Brasil”, conta Sônia Guimarães, professora de Artes do Sesc e coordenadora do projeto em Pernambuco. A mostra segue até o dia 29 de junho, com horário de visitação das 9h às 19h. O vernissage tem início às 19h e vai ter participações locais do Quarteto de Violões Tapioca de Shark, do Recife, e do Projeto Som de Barro do Mestre Nado, de Olinda.

Já no sábado (28/04), a partir das 20h, a Sociedade Musical União Josefense, de Santa Catarina, e o Coco de Tebei, de Pernambuco, se apresentam no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina. Integrando a programação do Sonora Brasil desde o ano passado, os dois grupos representam, cada um, as abordagens temáticas do projeto para o biênio 2017/2018: “Na pisada dos cocos”, que este ano circula pelas regiões do Centro-Oeste, Sul e Sudeste; e “Bandas de música: formações e repertório”, que passa pelo Norte e Nordeste.

Concerto especial de 20 anos
Ainda como parte das atividades da comemoração pelos 20 anos, o Sesc realizará um concerto especial no dia 2 de maio, em Maceió, com o grupo Quadro Cervantes, que participou da primeira edição do Sonora Brasil. O evento será na mesma data e na mesma cidade onde ocorreu a apresentação em 1998.

Serviço:
Sonora Brasil
Exposição “Experiência Sonora Brasil”
Local: Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira
Vernissage: dia 26 de abril, a partir das 19h
Período de visitação: de 27 de abril a 29 de junho, das 9h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3267-4400
Concerto com União Josefense e Coco de Tebei
Local: Teatro Barreto Júnior, Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina
Data: 28 de abril
Horário: 20h
Entrada gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente