Fim de semana com programação cultural, turística e ecológica


O roteiro de atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura do Recife neste fim de semana vai de exposições em museus a passeios de catamarã e oficinas de compostagem

A programação do fim de semana está garantida nos equipamentos públicos da Prefeitura do Recife. Nestes sábado (14) e domingo (15), serão oferecidas diversas atividades gratuitas para quem estiver em busca de lazer, informação, práticas esportivas a céu aberto ou orientações sobre como cuidar melhor do planeta.


Para despertar o artista que habita cada recifense, a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, vai oferecer a oficina gratuita de práticas artísticas, neste sábado, a partir das 17h. As vagas são limitadas e gratuitas e as inscrições serão realizadas na hora.

No sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h, o público pode ainda visitar a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial que, ora forjando o mar, ora a floresta, parecem vida.

No Paço do Frevo, localizado no Recife Antigo, o sábado será dedicado aos estudos sobre o gênero musical embaixador da cultura pernambucana. Das 15h às 17h, será realizado o primeiro Observatório do Frevo do ano, com o tema “Corpografias: Diálogos entre frevo e caboclinho escritos no corpo que dança”. Participarão da discussão o presidente do Caboclinho 7 Flexas do Recife, Paulinho 7 Flexas, além de Jaflis Nascimento, professor e pesquisador do frevo, com mediação de Márcia Feijó. O evento é gratuito e aberto ao público. O Paço estará aberto para visitação no sábado e domingo, das 14h às 18h.

No Museu Murillo La Grecca, a exposição em cartaz no fim de semana é a ítalo-brasileira Percursos Introspectivos da Alma, com curadoria da artista plástica Eugenia Harten. A mostra é a quinta iniciativa de um projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e Itália, que já promoveu, desde 2015, exposições no Recife, em Milão, em Búzios e em Caravaggio.

Estão ainda em cartaz no museu as exposições Orquestra Fantasia, da artista pernambucana Isabela Stampanoni, que conta com um acervo de obras construídas e improvisadas pela artista a partir de instrumentos musicais antigos e usados, evocando a plasticidade do som; e Um artista de Outro Tempo, acervo permanente do museu, dedicada ao pintor e patrono do equipamento, Murillo La Grecca. E nem é preciso entrar no Murillo para consumir arte. Colorida estratégia de reforço do diálogo entre a instituição e a idade, o Projeto Fachadas estampa a face principal do prédio com diferentes temas e traços, sistematicamente renovados. A pintura que está em cartaz no momento leva a assinatura do artista recifense França Bonzaion. O equipamento cultural abre no sábado (14), das15h às 18h.

O domingo (15) será o útlimo dia da exposição intitulada Olinda nos quatro cantos do mundo — e no coração de Aloísio Magalhães, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). A mostra é formada por 11 litogravuras do álbum Olinda, derradeira empreitada do artista que batiza o museu, produzidas em 1981. As obras fazem parte da coleção do MAMAM. O horário de visitação no sábado (14) e no domingo (15) é das 13h às 17h. 

Para quem preferir passear pela história da cidade, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer oferece dois roteiros gratuitos do Projeto Olha! Recife neste fim de semana. No sábado, o passeio será de catamarã e percorrerá a região central da cidade, contornando o conjunto arquitetônico e paisagístico que margeia o rio e atravessando pontes, manguezais e a região portuária, para testemunhar o encontro do rio com o mar, a barreira de arrecifes que protege o porto e a transformação por que vem passando o bairro e os armazéns, dando lugar a espaços de cultura, gastronomia e lazer. 

No domingo, os participantes do Olha!Recife a pé terão a oportunidade de realizar um tour guiado dentro do Teatro de Santa Isabel, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional projetado pelo engenheiro francês Louis Léger. As inscrições devem ser feitas a partir das 9 horas desta sexta-feira (13), pelo sitewww.olharecife.com.br

Outra possibilidade é aproveitar o fim de semana para aprender como semear o verde Recife afora, com asoficinas de compostagem que serão oferecidas no sábado e no domingo, em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, no Jardim Botânico e no Econúcleo Jaqueira, equipamentos geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. Gratuitas, as atividades vão mostrar como se pode transformar o material orgânico que iria para o lixo em adubo natural, para enriquecer o solo de jardins, hortas e plantas, substituindo produtos químicos. No Econúcleo Jaqueira, as oficinas acontecem nos dois dias, pela manhã e à tarde, para 30 participantes. Já no Jardim Botânico, a atividade será realizada apenas no domingo, às 10h30, com 20 vagas. As inscrições devem ser feitas in loco, nos dias de oficina.

Várias outras atividades foram programadas para celebrar a data. Confira a programação completa:

ECONÚCLEO JAQUEIRA

Sábado – 14/04
09h – Apresentação do espaço com fantoches + Trilha Ambiental + Vemicompostagem
10h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais + Exibição de curtas ambientais + roda de conversa
11h - Vivência ambiental: ECOletando que preservamos
14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais
15h – Trilha ambiental + vermicompostagem
16h – Terra e vida: oficina de mudas

Domingo - 15/04
09h - Grupo de meditação Sahaja Yoga
10h – O meio que se conta: “Senhor Baobá”
11h – Terra e vida: oficina sensorial com plantas medicinais
14h – Oficina de Vermicompostagem
15h – Patrulha da natureza + trilha ambiental + caça ao tesouro
16h – Com pet ao meio: Oficina de percussão com garrafa PET

JARDIM BOTÂNICO

Sábado – 14|04
09h – Vivências ambientais “Faço parte desse lugar”
11h – Cine ambiental: mostra de vídeos
13h30 – Vivências ambientais “Faço parte desse lugar”
15h30 – O som ao redor: vivências ambientais musicais

Domingo – 15/04
09h – Caminhada Ecológica: descobrindo as árvores do Jardim
10h30 – Oficina de compostagem, no auditório, com o biólogo Jefferson Maciel
10h30 – Resíduo nos eixos: oficina de malabares, no econúcleo
13h30 – Acolhimento com música
14h – Vivências ambientais: "pintando com a natureza”
15h – Histórias cantaroladas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23º Festival Recife do Teatro Nacional começa nesta quinta

O Manhattan Café Theatro recebe “Trocando em Miúdos”

7ª edição do Festival das Juventudes do Recife volta neste sábado (23)