Encontro põe em evidência a importância da Acessibilidade Comunicacional voltada para a cultura e artes


Espetáculo “Se fosse fácil não teria graça” (Foto divulgação:Nando Bolognesi SP)
Com o tema “Pulsações para a cena e em cena”, a quarta edição do evento acontece de 02 a 05 de maio no Sesc de Santo Amaro, no Recife.

Mantendo a proposta de provocar reflexões e a sensibilização sobre a acessibilidade e inclusão, o Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco chega à sua quarta edição. Palestras, oficinas, mesas de debates, apresentações artísticas e LAB de artista (espaço para compartilhamento de processos e experimentações de artistas com e sem deficiência) compõem o evento, que este ano traz o tema “Pulsações para a cena e em cena”. O Encontro, que tem incentivo do Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco e apoio do Sesc, será realizado de 02 a 05 de maio. As inscrições foram gratuitas e esgotaram rapidamente a lotação do Sesc de Santo Amaro, onde será realizado o evento.

“Durante o Encontro as reflexões e debates tratam da cena enquanto vida, que atravessa o cotidiano, a educação, a cultura, a tecnologia, as diversas linguagens artísticas, a forma de ser e estar no mundo, e, a acessibilidade como pulsações inclusivas que lampejam mudanças para e com as diversidades humanas”, ressalta Andreza Nóbrega, fundadora e coordenadora do projeto.
Contação de História Sensorial - CIA Agora eu era / Foto: Divulgação

Entre os convidados para fomentar os debates e palestras e ministrar as oficinas, estão professores, atores e atrizes, gestores culturais e especialistas na área de inclusão e acessibilidade comunicacional. A terapeuta ocupacional (UFPE) e Especialista em Dança Educacional e Inclusão (CENSUPEG) Renata Tarub (PE) faz palestra sobre dança inclusiva e apresenta a Dança do Ventre Inclusiva. Letícia Schwartz, do Rio Grande do Sul, é audiodescritora-roteirista e narradora e irá ministrar a oficina “Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, além de palestra sobre a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual.

O professor Cristiano Monteiro (UFPE) irá compartilhar suas reflexões no debate "O artista em questão: pelo direito de "ser artista com deficiência - Artes: cultura e identidade surda", e Rapha SantaCruz (PE), Agrinez Melo (PE) conversam sobre processos de acessibilidade em espetáculos cênicos, com mediação de Rita Marize(PE). Integrando a grade de apresentações artísticas, haverá ainda os LAB de artista Experiri, no qual os alunos/atores e alunas/atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE) mostrarão o resultado da construção coletiva iniciado no curso coordenado por Andreza Nóbrega (PE) e dos alunos do Letras/Libras coordenados por Cristiano Monteiro. 

Curso de Libras com Antônio Cardoso
Além do espetáculo para crianças “TANDAM”, da Cia etc (PE), que lança um convite direcionado a elas para uma travessia com uma dança que dá a ver o invisível. Este espetáculo tem um formato em que cada criança participa de uma experiência de imersão com cerca de 6 minutos. E cada sessão comporta no máximo 12 crianças.

Além de todas as atividades já mencionadas, o público poderá desfrutar também de Comunicações de pesquisas e experiência no campo da acessibilidade. Ao todo 27 trabalhos, com origem em diversos estados brasileiros, foram selecionados por meio de inscrições prévias e estão distribuídos na programação do evento.

Confira a programação:
Local: Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro
02/05/2018 – (quarta)
9h - Mesa de abertura: Gestores culturais e representantes de Instituições que desenvolvem ações pela inclusão de todos os públicos.
10h - Mesa de conversa: "O artista em questão: pelo direito de "ser artista com deficiência: Artes: cultura e identidade surda", com Cristiano Monteiro (UFPE). Mediação: Andreza Nóbrega (PE)
14h - Palestra "Para além do Theatron: a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual" com Letícia Schwartz (RS). Mediação: Renata Tarub (PE).
16h - Mesa de conversa: "Mostra Inclusiva Dançabilita - da semente aos frutos" com Renata Tarub (PE)
17h  - Demonstração de trabalho formação da turma de Dança do Ventre Inclusiva com Cia Renata Tarub (PE)

03/05/2018 - (quinta)
9h-13h e 14h-18h - Oficina "Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, com Letícia Schwartz (RS)
9h-12h e 13h-17h - Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h - Lab de Artista I com alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação de Cristiano Monteiro (PE), com Alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação do Prof. esp. Cristiano Monteiro - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre LIBRAS (NEPEL).

04/05/2018 - (sexta)
9h às 13h - Oficina “Adaptação de material: recursos alternativos para Pessoas com deficiência visual” com Patrícia Pordeus (PE)
9h-12h e 13h-17h - Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h às 19h - Lab de Artista – Experiri com Alunos/Atores e Alunas Atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE)
Apresentação da comunicação sobre o projeto – “ExpeririLab de Artista: Pesquisa de Intervenção no Teatro com pessoas com deficiência visual” com Andreza Nóbrega (PE)

05/05/2018 - (sábado)
9h às 13h - Oficina "Divulgação Acessível” com Andreza Nóbrega (PE)
14h - Apresentação artística de espetáculo de Dança com AD e Libras seguida de bate papo com artistas e equipe de acessibilidade. Espetáculo TANDAM da Cia. Etc. (PE)
15h- 17h - Mesa redonda "No trombone: processos de acessibilidade em espetáculos cênicos" com Relato de experiências e iniciativas de artistas e/ou produtores pernambucanos na área do teatro e inclusão com RaphaSantaCruz(PE)/ Agrinez Melo(PE)/ Mediação: Rita Marize(PE)

Serviço:
4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
Quando: De 02 a 05 de maio
Onde: Sesc de Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro - Recife
Gratuito
Inscrições gratuitas pelo formulário
Para mais informações: vouverencontro@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado